06/01/2015

Mantenha seu ar-condicionado limpo e evite problemas de saúde

Filtro do aparelho deve ser higienizado, pelo menos, uma vez por mês

Fonte: ZAP Imóveis
Ar-condicionado é um aparelho indispensável em regiões que predominam o calor (Fotos: Shutterstock)
Ar-condicionado é um aparelho indispensável em regiões que predominam o calor (Fotos: Shutterstock)

Durante os dias quentes o ar-condicionado se torna o principal companheiro das famílias. Em empresas, o aparelho é quase obrigatório. A falta de limpeza e higienização é um dos principais responsáveis pela proliferação de doenças respiratórias, alergias, irritações e disseminação de odores desagradáveis no ambiente.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Segundo o diretor da empresa especializada em limpeza de ar-condicionado Doutor Clima, Alessandro de Castro, o aparelho capta o ar do próprio ambiente e passa por um filtro, normalmente de nylon lavável, para deixar o ar mais fresco. E é aí que mora o perigo.


“O filtro retém parte da sujeira e, quando o aparelho seca, nós temos a umidade com sujeira e calor. Esse é o principal combustível para a criação de microrganismo”, afirma Castro.

Com a higienização, o ambiente climatizado fica mais saudável, reduz o custo de energia, prolonga a vida útil do equipamento e evita a queima de compressores e motores, que têm alto custo para conserto.

De acordo com Castro, o cuidado básico é fazer a lavagem do filtro de ar, apenas com água, pelo menos uma vez por mês. Para isso, não há necessidade de pagar uma empresa para a realização do serviço, já que é um trabalho simples e de fácil manuseio.

Para ter um ar-condicionado ainda mais limpo e livre de bactérias, o ideal é fazer a limpeza completa duas vezes por ano. O Doutor Clima desenvolveu um método, feito na própria casa do cliente, que esteriliza e elimina os fungos e bactérias que se criam em ar-condicionado.

“Nós aplicamos água e um produto bactericida, não vendido em mercado, que elimina esses microrganismos”, diz o diretor.

A limpeza do ar-condicionado é necessária para evitar problemas de saúde
A limpeza do ar-condicionado é necessária para evitar problemas de saúde

De acordo com Castro, para o modelo Split é necessário limpar o filtro, a serpentina, a bandeja de água, que depois que seca vira bolor, e o ventilador. A Doutor Clima cobra por uma limpeza completa, realizada em todas as marcas e em apenas 45 minutos, o valor de R$ 149. Já os aparelhos maiores, de empresas, tem o custo de R$ 349.

Veja algumas dicas básicas para melhorar a qualidade do ar em sua casa e, também, em ambientes de trabalho:

1 – Proibir o fumo em ambiente climatizado fechado;

2 – Melhorar a renovação do ar. Para isso, basta deixar frestas nas janelas para entrada de ar no ambiente. Este simples procedimento melhora a qualidade do ar e evita a proliferação de doenças no ambiente;

3 – Deixar copiadoras e impressoras a laser de grande porte em um lugar separado e com sistema de exaustão exclusivo;

4 – Melhorar os procedimentos de limpeza. É recomendado não varrer superfícies fixas. A melhor solução é aspirar carpetes e promover a limpeza dos ambientes com produtos anti-bactericidas;

5 – Evitar vasos com plantas em excesso, que podem trazer problemas. Plantas e terra úmida favorecem a infestação de microrganismo no ambiente;

6 – Não utilizar ar-condicionado em obras e reformas. É imprescindível isolar o aparelho com plástico para evitar sua contaminação;

7 – Corrigir vazamentos e infiltrações de água. Focos de umidade contribuem para a proliferação de microrganismo;

8 – Limpar e higienizar o sistema de ar-condicionado pelo menos uma vez por mês.

Saúde – É inegável que o ar-condicionado climatiza, evita malefícios e deixa o ambiente mais agradável, mas também pode ser o principal motivo para algumas doenças. As pessoas sensíveis têm alergia, coceira na pele, sinusite, bronquite, asma e irritação nos olhos. Segundo Ciro Kirchenchtejn, pneumologista da Unifesp, os ambientes climatizados se tornam mais secos.

Higienização completa deve ser feita duas vezes por ano, com o auxílio de profissionais da área
Higienização completa deve ser feita duas vezes por ano, com o auxílio de profissionais da área

“Isso pode secar os olhos e dar mucos na traqueia, garganta e nariz. Se a pessoa usa lentes de contato, por exemplo, ela precisa pingar mais colírio. O ideal é tomar bastante água para manter a hidratação das vias aéreas”, afirma o pneumologista.

É comum ver ar-condicionado em regiões predominantemente quente. Para dormir, Kirchenchtejn sugere o uso de soro fisiológico para hidratação do nariz, evitando a entrada de bactérias.

“A pessoa que tem doença respiratória, como asma e rinite, pode ter mais crises pelo choque térmico e ressecamento quando o ar não está bem filtrado”, diz Kirchenchtejn. Outra dica é deixar a temperatura regulada entre 20 e 22 graus para manter a umidade do ambiente.

Veja abaixo como fazer a limpeza do modelo Split de ar-condicionado:

20 Comentários

  1. .Meu ar do quarto não está gelando com antes e ainda fica com se estivesse tendo queda de potência e de energia.seria o gás que etá acabando ou algum outro problema.

  2. e quando vc faz a limpeza do filtro e a luzinha verde no canto direito fica piscando com fazer p desligar??? (luz verde).

  3. Olá Jesse, nesse caso é bom procurar uma empresa especializada em sua cidade para resolver o problema.

  4. Muito, boa a matéria, mas no filtro tem uma parte mas grossa num dos lados, ex: no meu e branco e o que exibe ai é verde, mas não vem ao caso a cor, mas sei que esta parte jamais se molha, e jesse de mello junior, o seu problema é simples basta abrir a tampa e procurar um botão interno que esta escrito limpeza de filtro, aperta ali que para de piscar, o meu pisca uma vez por mês, eu limpo o filtro, e aperto ali para reiniciar , espero ter ajudado!

  5. Jesse, o aparelho tem um botão que voce precisa apertar após fazer a limpeza. Consulte o manual pra saber onde ele fica. Abs

  6. Olá Marta. Você pode encontrar um prestador de serviços ai mesmo, na sua cidade. Não temos uma lista de profissionais para indicar, mas você pode buscar referências entre seus conhecidos.

  7. Excelente dica. Não sabia como fazer. Estava preocupado, pensei que iria gastar com tecnicos.Fossei e aprendi a fazer como foi ensinado. Já limpei os flitros de tres aparelhos com ótimos resultados. Obrigado. É a Revista Zap através da Internet a exercer excelente serviço público

  8. Preciso de ajuda meu ar não está gelando e está uma luz acessa indicando limpeza do filtro como faço p limpar o filtro ,meu ar e de janela algum me ajuda

  9. Olá, José! Essa é uma matéria informativa para te ajudar na hora de fazer a manutenção na sua casa. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  10. Olá, Elias! Como está? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 😉

  11. Olá, lavei o filtro de carvão do Springer Midea e depois é que vi que não se deve lavar. Ter lavado faz mal à saúde? Preciso trocar por outro?

  12. Olá, Jayne! Como está? Sugerimos que você consulte o fabricante do ar-condicionado ou um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.