13/05/2007

Mercado em rede estimula setor

Fonte: O Estado de S. Paulo
Zap o especialista em imóveis

 

 

Há mais de uma década o processo de globalização promoveu e continua promovendo mudanças significativas no mundo dos negócios. Pequenas e grandes empresas, de todos os ramos, tiveram de adotar novas estratégias para sobreviverem neste novo cenário, mais ágil e com informações em tempo real. No segmento imobiliário a situação não foi diferente. A velocidade da informação agilizou o ritmo dos negócios e favoreceu as empresas preparadas para suportar e assimilar as demandas do mercado. No entanto, uma das soluções mais eficientes deste setor, principalmente nos últimos anos, foi a criação de redes imobiliárias, união de empresas líderes do segmento, focadas no crescimento global e otimização de atendimento.

O primeiro passo relevante neste sentido foi adotado há mais de 10 anos com a criação da Rede Avançada de Locação. O sistema, que reúne as 14 maiores imobiliárias do País, propicia análise detalhada do mercado imobiliário de todas as regiões brasileiras, com troca de informações em tempo real, discussão de estratégias de crescimento e fóruns interestaduais sobre o tema. Mais do que isso, a iniciativa traz tanto para os investidores quanto para os clientes, atendimento seguro e eficiente para locações comerciais e residenciais, além de estimular o aquecimento do mercado nas regiões com maior potencial.

O sucesso da estratégia despertou a atenção do setor, transformando a iniciativa em tendência palpável para o mercado. Tanto é que a formação de redes imobiliárias, hoje, é uma realidade crescente em todo o país. O reforço veio no fim de 2006 com a implementação da Rede Secovi de Imóveis, criada pelo Sindicato da Habitação. Entretanto, os diferenciais da Rede Secovi estão na sua regionalização de atuação, exclusividade de comercialização, o maior objetivo desta rede, e ampliação de negócios, abrindo espaço também para compra e venda de imóveis. O sistema do Secovi mereceu adesão imediata das empresas do setor. Hoje, mais de 1.000 corretores de imobiliárias conceituadas participam da rede.

Em termos práticos, essa mudança no mercado imobiliário, com unificação de informações e agilidade na procura de oportunidades, só traz benefícios ao consumidor. A expansão das redes imobiliárias traz ao candidato à locação ou compra de imóvel comodidade, economia de tempo, dinheiro e sola de sapato para encontrar a oportunidade ideal de negócio. Por outro lado, aos proprietários de imóveis, o sistema traz segurança, otimização de recursos e tranqüilidade na administração do seu investimento.

* José Roberto de Toledo é ex-presidente da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios (Aabic) e diretor da Lello

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.