27/07/2009

Mercado oferece diversos modelos de luminárias de mesa

Fonte: O Estado de S. Paulo

A posição da luminária e até a lâmpada correta aumentam o prazer da leitura

Quem leva a sério o hábito de ler deve considerar, além de uma boa poltrona, a colocação de uma fonte de luz suplementar, perto do móvel. Além de prevenir futuros problemas de visão, uma iluminação adequada pode ajudar a tornar ainda maior o prazer da leitura.

O mercado oferece diversos modelos de luminárias de mesa, de coluna ou com garras de fixação. O ideal é contar com uma peça que possibilite direcionamento do foco e, seja qual for o modelo escolhido, o ambiente que vai conter o conjunto poltrona/luminária deve dispor de iluminação indireta.

Também é importante evitar lâmpadas muito brilhantes. As incandescentes são as mais fáceis de encontrar e de instalar. As halógenas, uma evolução daquelas, têm brilho superior, mas elevado gasto energético. Porém, como podem ser fabricadas em dimensões reduzidas, são as mais populares entre os designers. Do ponto de vista da energia, as fluorescentes são imbatíveis. Sua tecnologia permite não só maior economia no consumo como a obtenção de tonalidades adequadas a todas as aplicações. Uma vez empregadas em luminárias, no entanto, elas devem estar sempre encapsuladas para não causar ofuscamento.

Nos últimos anos, tem crescido em todo o mundo o uso de LEDs, um novo tipo de lâmpada, com alta eficiência. De tamanho reduzido, apresentam baixo consumo de energia e não produzem calor. A resistência e a longa duração das peças são outros fatores dignos de nota, apesar de os preços ainda serem bastante restritivos.

A localização mais indicada para a fonte de luz – que pode estar suspensa por uma coluna, presa a ela, ou ainda por sobre uma mesa lateral – é sempre acima dos ombros. A luminária deve estar ao lado da poltrona (nunca atrás, para evitar sombras) e contar com mecanismo de direcionamento do foco, sempre concentrado sobre o plano de leitura.Por fim, a intensidade. Uma lâmpada de 60w a 100w (ou equivalente) costuma dar bons resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.