27/07/2009

Mercado oferece produtos reciclados para construção e decoração

Fonte: Jornal da Tarde

Setor segue, a passos mais lentos, essa criatividade, mas já oferece produtos reciclados e ecológico para a casa

Nas mostras de decoração não faltam experiências em busca de uma casa mais ‘verde’, com produtos sustentáveis, seja na forma de sobras e entulhos oriundos da construção civil e da produção industrial ou mesmo compostos que imitam ou criam novos materiais. O mercado segue, a passos mais lentos, essa criatividade, mas já oferece produtos reciclados para a casa.

São principalmente revestimentos, de piso à parede, passando até por estofados. Alguns tipos de produtos, como os feitos com fios de garrafas pet, chegam ao mundo da decoração após terem sido incorporados em outras indústrias, como a de vestuário. A aparência é de tecido sintético, mas essa característica pode ser amenizada ao misturá-lo a outros materiais, como o algodão.

Industrializados, geralmente esses produtos passam por um controle de qualidade e não devem quase nada aos produtos originais, afirma a arquiteta Maira Del Nero, do escritório Cria Arquitetura, que trabalha com projetos sustentáveis.

Ela cita telhas feitas de alumínio, plástico ou papel reaproveitados. “Picados e prensados, esses materiais lhe conferem boa resistência e contribuem para o controle de temperatura.”

Porém, outros, como o vidro, podem não ter o mesmo efeito estético, pois têm uma coloração esverdeada. “Mesmo assim, podem servir para outros fins, como portas, vasos e mesas”, completa. Já o cimento reciclado pode demorar mais para secar. “Mas, de forma geral, as características são semelhantes.”

Produtos como o plástico podem ter inúmeras funções e até imitar madeira na forma de compostos moídos e adaptados. “Moldado a quente, veios podem ser desenhados, e o material pode ser utilizado como revestimento de fachadas, decks e portões com a vantagem de não necessitar de manutenção, como aplicações de verniz.”

Porém, Maira alerta: muitos produtos ainda não são encontrados facilmente, estão em fase de testes e ainda não possuem garantias longas, pois são novos no mercado. “Na hora da compra, tire todas as dúvidas com relação ao produto.”

VEJA OPÇÕES:
Mosaico
Feitos com resíduo eliminado pelas máquinas de corte de marmorarias

Forros
Placas planas impermeáveis feitas de alumínio, plástico e papel cartão para vedação

Revestimentos
Vegetal com 30% de cortiça extraída da casca do sobreiro e 70% reciclada de rolhas ou pó de pedras como mármore e granito para revestir paredes

Pufes
Revestidos com trama de lona de caminhão ou materiais como couro reciclado

Madeira
Biosintética feita de plástico reciclado

Cerâmicas
Com vidro reciclado de lâmpadas fluorescentes

Estofados
Tecidos feitos com garrafas pet para revestir sofás e poltronas e compor tapetes

Telhas
Feitas com embalagens de papelão, alumínio ou tubos de pasta de dente

Compostos
De plásticos moídos, imitam madeira e compõem decks

Outros materiais
Materiais reciclados que também podem ser usados na construção ou reforma: porcelanatos, couro, pneus, aço,cimento e pastilhas

9 Comentários

  1. Ola, bacana as idéias. Esse novo caminho, o desenvolvimento humanamente sustentável é de extrema necessidade e o ecossistema agradece! Boa sorte!!

  2. O desenvolvimento tecnológico, apesar da distância na área de pesquisa, com a inovação dos materiais suas aplicações não tem acompanhado o mesmo ritmo de crescimento populacional precisamos de soluções rápidas seguras e economicamente viável.Devemos olhar para o futuro, neles encontramos a solução para todos os problemas.Como engenheiro, estamos preparados para obter resultados positivos em qualquer iniciativa inovadora que nos propusermos a enfrentar.Responder adequadamente a essa demanda, é questão de sobrevivência.A mudança de comportamento do consumidor, a importância que o assunto tem ganhado junto a opinião pública com a ampliação da legislação ambiental e o estabelecimento de políticas públicas visando o incentivo na adoção de soluções mais sustentáveis.Com a importância da reciclagem, dando a oportunidade ao cidadão de preservarem a natureza de forma concreta tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.Quanto as empresas já estão criando marcas e produto verdes como fator de diferenciação de mercado.A construção civil pode ser considerada à atividade humana de maior impacto sobre o meio ambiente o setor tem um papel preponderante na regressão das tendências de alterações climáticas.Com o lançamento da casa ecológica retiraremos vários elementos nocivos à naturezaSegundo o estudante do curso de arquitetura Diogo Artur Tamanini participante da equipe de projetos, a equipe pretende construir uma casa ideal que se adapte em qualquer terreno e tenha um custo apropriado para pessoas de baixa renda e resista a qualquer clima certo.Eu, João Carlos Siqueira Duarte, Eng.Civil, pesquisador e inventor, já possuo este projeto com todos os ingredientes citado pelo colega é a chamado (Casa Ecológica) com sistema ITA (invólucro termo acústico) A conscientização de retirar definitivamente vários elementos nocivos da natureza que serão empregados na construção da casa ecológica, a informação é uma importante arma para que se conheça as propriedades e componentes dos produtos partindo do resíduo por ele produzido.Avaliar técnica e economicamente o uso na casa ecológica, tomando como referência as normas de segurança ambiental.Quanto ao custo: a casa ecológica é equivalente à 1/3 da media de custo total das demais, da mesma forma,mesma natureza e mesmo tipo de apoio.Quanto ao tempo de execução: após a execução da infra estrutura em caso de conjunto habitacional e executado com rapidez e simplicidade, menor consumo de madeira para escoramento, não precisa de mão de obra especializada. Já existe a casa dos sonhos de todo brasileiro de baixa renda, já existe um protótipo e já esta em fase de conclusão de patente. ( 91 ) 3229-4377, estou disposto a troca de informações.Em busca de parceria para que se ofereça ao mercado consumidor a oportunidade de encontrar a casa de seus sonhos em qualquer loja de materiais de construção. Temos essa possibilidade.WWW.eng.jc51@yahoo.com.br

  3. Boa noite xará, estou buscando mais informações sobre onde poderemos usar pet reciclada,com investimentos de retorno mais rápido, principalmente na construção casa popular: Principalmente para alguns materiais como: telhas,Argamassa,etc.É sabido que de Pet se faz: Vassouras, cortinas, redes, tapetes tipo 3M,fios para industria textil,etc. Qualquer noticia que se busca sobre mercado consumidor de flarker (Pet Granulado), Fios, etc. não se tem maiores informações de preço de kg/tonelada etc. Qualque noticia favor reportar-nos. João Carlos

  4. beleza o momento é de reciclar os pensamentos!!! Quero reformar minha casa de praia com materiais já utilizados oriundos de outras casas e demolições como por exemplo, pisos, janelas, portas, móveis, telhas etc… podeme dar uma dica de como encontrar esse material em salvador bahia??? abração… e muito obrigado.

  5. Estou interessada em produtos para casa ecologica, porque quero rerformar minha casa de praia e usar estes produtos pelo custo, e conciencia de estar preservando a natureza.obrigada

  6. Achei esse site,mas não tem os albuns de fotos, que pena, realmente eu nao consigo ver album atraves do seu email e tambem nem nunca vi esse sistema. abraços, Lu

  7. Onde posso achar as pastilhas feitas de garrafa pet, que foi utilizada no revestimento do box do banheiro, pela arquiteta na construção da casa “SONHAR MAIS UM SONHO” no programa do Gugu Liberato da rede RECORD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.