02/05/2013

Mesmo com alta dos juros, momento é propício para financiamentos de imóveis

Fonte: ZAP Imóveis

Segundo especialistas em finanças pessoais, o aumento deste índice não refletirá nos juros das parcelas dos imóveis adquiridos em longo prazo

Apesar do receio da população com a recente alta dos juros promovida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, que elevou a taxa Selic para 7,50% ao ano, o momento é favorável para se optar por um financiamento da casa própria.

Mesmo com alta dos juros, momento é propício para financiamentos de imóveis
De acordo com os especialistas, a decisão para a compra do imóvel em longos prazos deve levar em conta a relação custo-oportunidade (Fotos: Banco de Imagens / Think Stock)

Segundo especialistas em finanças pessoais ouvidos pelo ZAP Imóveis, o aumento deste índice não refletirá nos juros das parcelas dos imóveis adquiridos em longo prazo.

“Os contratos já firmados antes da elevação da taxa, em sua grande maioria, tiveram as suas parcelas fixadas no momento da operação, portanto, não haverá qualquer impacto no bolso do consumidor. Este novo ajuste deve influenciar apenas nas operações de curto prazo, o que não é característico do mercado imobiliário”, explica Wilson Justo, diretor de marketing da Sorocred, empresa do ramo financeiro.

“As taxas de juros dos financiamentos imobiliários têm se alterado recentemente muito mais pela concorrência de mercado, principalmente, entre os bancos, do que pela Selic”, completa Marcelo Prata, fundador e CEO do Canal do Crédito, site que compara produtos financeiros.

Ainda de acordo com os especialistas, a decisão para a compra do imóvel em prazos extensos deve levar em conta a relação custo-oportunidade, já que o momento é de acomodação dos valores dos imóveis.

“Se o bem ou recurso que se busca com um financiamento ou empréstimo podem aguardar uma acomodação do mercado, isso evidentemente deve ser feito. O que não deve existir é um temor exagerado em torno da Selic. Talvez, a valorização do imóvel seja muito mais atraente do que essa alta de juros”, aponta Justo.

Para Marcelo Prata, mesmo com a expectativa de novos aumentos na taxa básica de juros, o cenário será positivo para o crédito imobiliário ao longo de 2013.

11 Comentários

  1. no momento resido em campo grande -ms como faço para comprar uma casa financiada pela cx economica em bonito-ms, gostaria de saber, grato.

  2. As menores taxas (e nem são tão baixas assim), quando utilizadas para financiar imóveis que estão nos maiores preços, farão a pessoa pagar, além do dobro do valor que o imóvel realmente vale, mais o dobro do valor obtido por empréstimo nos 35 anos. Bolha imobiliária. Sugiro que façam as contas e acessem o blog procurando no google.

  3. Casa própria, momento apropriado, as taxas de juros para imoveis estao na boas para o mercado imobiliario, pois é um bem de longa duraçao e com certeza o valor desse bem cobrirá a longo prazo o do financiamento. Já para outras operaçoes a taxa é execivamente alta, portato a hora é de comprar imovel com certeza, antes que tudo mude, é claro.

  4. O que se considera taxa de juros baixa(7,505 a.m.), é taxa para AGIOTA algum colocar defeito. Para se ter idéia, o BCE (Banco Central Europeu), está praticando taxa de juros de 0,5% a.a.a.m. = ao mesa.a. = ao anoPortanto a opinião das pessoas devemSIM ser levadas em consideração.CUIDADO NA HORA DE COMPRAR, CUIDADO NA HORA DE ASSINAR, INFORME-SE SIMPROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL CREDENCIADO.

  5. preço de apartamento ou casa pré fabricadas na região de taubate ou em são jose dos campos, SP

  6. Se tudo é tão favorável, porque não consigo vender meu apto que é maravilhoso, em local privilegiado com preço ótimo e novinho em folha?Na av cupecê acreditam!!

  7. Senhor pedro com p minúsculo, financiamento não é investimento, é dívida. É impossível um imóvel ter valorização que cubra o valor total pago durante o financiamento. E, a julgar pela sua escrita errada, você não me parece qualificado para fazer estas afirmações que fez. Corre risco de algum desinformado acreditar em você e se arruinar financeiramente.

  8. FUI INFORMADO QUE NÃO TENHO MAIS DIREITO A FINANCIAMENTO HABITACIONAL JUNTO A CAIXA,POIS COMO JA DESFRUTEI DE UM FINANCIAMENTO ÉM 2006 QUE FOI QUITADO EM 2010.QUEM PODERÁ ME AFIRMAR !

  9. Por que será que estes analistas sempre dizem que o momento é ideal pra comprar?Deve ser porque eles estão vendendo rs

  10. Por que sempre é a hora de comprar, segundo os analistas entrevistados? Eu jamais li algum deles falando que o momento é de aguardar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.