12/11/2011

Minimalismo: conheça o conceito que garante que menos é mais

Minimalismo: conheça o conceito que garante que menos é mais

Fonte: Revista do ZAP

Ideia é destacar o que é realmente fundamental e pode chegar ao ponto de tornar todo o restante dispensável

O movimento minimalista marcou profundamente a base criativa dos artistas do século XX. A ideia de limitar qualquer coisa à sua essência ganhou adeptos em diversas áreas e foi muito bem empregado nas artes visuais, no design e até na música. Na arquitetura, muitos profissionais se renderam a essa nova maneira de criar.

minimalismo pense imóveis

Para o arquiteto Osvaldo Segundo, apaixonado pelo conceito, o minimalismo não se refere necessariamente à utilização de poucos elementos, mas sim, se caracteriza por destacar o que realmente é fundamental, chegando ao ponto de tornar todo o restante dispensável perante o verdadeiro foco da criação. “Ele se caracteriza pela valorização de elementos essenciais como a luz e a sua incidência nos volumes e nas massas que compõem os edifícios e configuram o seu espaço, desenho e estruturas”, explica.

Osvaldo reforça que este tipo de trabalho defende as formas concretas pensadas em relação ao seu contorno, onde a funcionalidade, a pureza das linhas e as formas geométricas por si só definem a identidade visual.

No conceito de simplicidade, impera a combinação do branco com cores intensas como o preto ou vermelho, além da utilização de matérias primas naturais como os sintéticos de produção high tech.

minimalismo pense imóveis

No apartamento, de cerca de 250 m², a característica principal da decoração é que os próprios móveis cumprem esse papel. O branco e o preto criam uma unidade entre os espaços tornando tudo muito leve e clean.

minimalismo pense imóveis

minimalismo pense imóveis

No home theater a parede preta garante mais foco para as imagens. Os móveis com linhas retas foram escolhidos para não competir com a poltrona Lounge Chair, criada por Charles Eames, em 1956. Os espelhos, além de darem a sensação de mais espaço, servem para refletir a Ponte dos Arcos, um dos cartões postais da cidade.

minimalismo pense imóveis

Na sala de jantar, a mesa preta em laca, com vidro para não danificar o material, serve como uma espécie de separação dos ambientes. A iluminação proposta é com lâmpadas AR70, que deixa os elementos postos sobre a mesa mais bonitos. A proximidade com a cozinha garante que o móvel seja usado nas três refeições do dia. O espelho da sala de jantar esconde a cristaleira. O arquiteto explica que houve uma preocupação em não deixar nenhum ponto da casa sem uso.

minimalismo pense imóveis

O bar churrasqueira possui uma bancada em silestone. A churrasqueira a gás garante o churrasco do final de semana sem o cheiro ruim da fumaça. O hack ganha uma versão retro com os pés em diagonal.

Leia mais
>> Minimalismo marca a decoração
>> Tendência na decoração por cozinhas americanas
>> Saiba escolher as banquetas para a cozinha

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.