05/08/2015

Mobiliar a casa nova exige planejamento e pesquisa

Confira móveis e equipamentos básicos para o lar

Fonte: Revista do ZAP

Comprar ou alugar um novo lar significa ter de mobiliá-lo. E o que é necessário em cada cômodo? Como escolher os móveis, os eletrônicos, os acessórios?

A dica que sempre vale é pesquisar muito bem, tanto preços como opções do mercado, destaca a personal organizer Glaucia Lopes. Ela lembra que, antes de visitar as lojas, é preciso ter em mãos as metragens dos cômodos e vãos (portas, janelas). Além de evitar problemas com trocas, porque o que foi comprado não cabe no lugar previsto, ajuda a dimensionar a decoração.

+ Combine a decoração com brincadeiras de criança por menos de 500 reais. Veja o vídeo

+ Móveis inteligentes transformam um ambiente em cinco

A profissional sugere  não exagerar na quantidade de peças na hora da compra. O excesso de móveis e acessórios dificulta a limpeza e atrapalha a circulação. “Respeite os espaços para que não fique um ambiente apertado, e inicialmente compre apenas o essencial, adicionando outros itens aos poucos”, aconselha Lopes. É claro que isso tudo vai depender, além do gosto do morador, do tamanho do imóvel, conclui.

Quarto
A personal organizer sugere que o jogo do quarto seja comprado completo, para combinar. Como itens essenciais, ela lista cama e colchão, roupeiro, criado-mudo – dois, se o quarto for de casal – e um espelho grande. Ter um tapete é uma forma de deixar o cômodo mais acolhedor e, no inverno, aquecido. O abajur também entra na lista.

decoração de quarto pequeno cama
Deixe a cama encostada na parede para ganhar espaço na lateral (Fotos: Shutterstock)

Banheiro
No banheiro, Glaucia lista como essenciais o espelho e um armário. Unindo os dois itens, pode-se optar por armário sobre a pia e fazer portas espelhadas – entre outras sugestões práticas e decorativas.

Mesmo pequenos, banheiros podem receber uma bela decoração, se estiverem bem organizados (Foto: AndryaKohlmann – design.concept)
Mesmo pequenos, banheiros podem receber uma bela decoração, se estiverem bem organizados (Foto: AndryaKohlmann – design.concept)

Cozinha
A cozinha é como se fosse a casa de máquinas da casa. Por isso, precisa ser funcional antes de tudo. Além do fogão e da geladeira, o micro-ondas, o forno elétrico e a máquina de lavar louças também podem entrar na lista, explica a profissional.

É preciso ter um espaço para guardar os alimentos, preferencialmente um armário fechado, para proteger de luz e umidade. Uma fruteira pode complementar o mobiliário, servindo também de elemento decorativo.

Quanto à mesa, dado o tamanho reduzido das cozinhas atuais, pode-se trocá-la por um balcão para refeições rápidas, com banquetas altas, que ocupam menos espaço. Nesse caso, a mesa iria para a sala, no ambiente de jantar.

Sala de jantar
Aqui os sentidos essenciais são olfato e paladar, por isso toda a concentração deve estar na comida. É preciso ter uma mesa com cadeiras confortáveis. O tamanho vai depender do ambiente e da quantidade de membros da família – ou do número de pessoas que costumam ser recebidas. Ter um aparador também é interessante, acrescenta Lopes.

mesa redonda
Uma simples mesa redonda já consegue deixar as pessoas mais próximas durante as refeições (Fotos: Reprodução/Pinterest)

Sala de estar
A sala de estar é, a princípio, o principal ambiente de convivência do lar. Por isso, conforto é a palavra-chave. Como também é o espaço de recepcionar convidados, a área precisa ter o jeito dos habitantes, como um cartão de visitas da casa. Glaucia diz que é importante ter um sofá e pelo menos uma poltrona. Seria ideal ter, ainda, um sofá-cama.

É importante reservar um local para televisão e equipamentos auxiliares, como tocador de DVD, conversor de TV por assinatura, aparelho de som, home theater, entre outros. Se o televisor for de tela fina, pode-se pendurá-lo na parede e fazer um móvel na parte inferior.

Em uma sala pequena, o ideal é ter um rack menor que caiba também os aparelhos como TV a cabo, DVD e home theater
Em uma sala pequena, o ideal é ter um rack menor que caiba também os aparelhos como TV a cabo, DVD e home theater

Uma mesa de centro ou lateral também é útil e, assim como o móvel sob a TV, funciona como suporte para vasos, esculturas e outros objetos decorativos.

Para aumentar o conforto e imprimir os gostos do morador, a personal organizer sugere o uso de almofadas e tapetes – esses últimos servem, ainda, para ajudar na demarcação dos espaços, principalmente em ambientes integrados. O mesmo vale para o abajur, essencial a quem quer um cantinho para leitura.

decoração amarela com almofadas
Comece a explorar a cor amarela em detalhes, como nas almofadas do sofá (Foto: Shuttertsock)

Área de serviço
Para a personal organizer, máquina de lavar roupas e tábua de passar são os artigos básicos para este espaço – que também sofre com as medidas cada vez mais reduzidas dos imóveis. A pequena lista de itens da peça fica completa com um armário para guardar os produtos de limpeza, panos e vassouras.

 

tanque embutido na área de serviço
O tanque embutido no armário pode ser uma boa opção para esconder a peça e ganhar espaço (Fotos: Shutterstock)

Outros detalhes
Glaucia Lopes lembra que, além de móveis e equipamentos, é preciso pensar na iluminação dos espaços – seja com lâmpadas comuns, lustres ou luminárias. O uso de cortinas e persianas também entra na lista, e deve ser pensado em conjunto com o mobiliário, tanto em termos de cores quanto de tecidos, e sem esquecer os cuidados especiais caso algum morador tenha alergias. Quadros, vasos e revisteiros são outras sugestões para decorar e trazer conforto aos ambientes.

 

 

+ Renove o visual da sua cozinha gastando 10 X R$ 75. Assista ao vídeo

+ Confira seis ideias para reaproveitar uma sapateira antiga na decoração

+ Aprenda a criar e cultivar uma horta em casa em pequenos espaços. Veja o vídeo

+ Veja ideias para usar embalagens na decoração

+ Saiba quais são as tendências de cabeceira de cama

+ Veja 11 maneiras de mudar a cara da sua parede

+ Móveis inteligentes transformam um ambiente em cinco

 

 

 

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

3 Comentários

  1. Estou,fazendo uma reforma na minha casa e gostaria. De uma ideia que junta-se sala de estar com home Office. Agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.