22/09/2011

Moda no paisagismo: saiba qual a tendência de flores para a casa

Moda no paisagismo: saiba qual a tendência de flores para a casa

Fonte: Revista do ZAP

Com o fim dos períodos de chuva e frio, primavera é a estação ideal para mudança no projeto de decoração

A primavera, conhecida como estação das flores, começa dia 23 de setembro e traz consigo a inspiração que muitos moradores precisam para um novo projeto de paisagismo. Assim como em outros departamentos, também existem modas e tendências para a escolha das espécies. Seja onde for, aliar estética e praticidade é a primeira regra para encontrar o caminho certo para o jardim.

tendência flores primavera
Projeto com balsamina vermelha e buxus

Para o arquiteto Daniel Kroth, ter ao menos uma planta ou espaço verde em casa traz vida para a residência. “Nos dias corridos de hoje, a tendência é ter um belo jardim, mas de fácil manutenção”, explica.

Ainda assim, a moda ditada para os materiais e cores que compõem a decoração também é encontrada na escolha das espécies. Na maioria das vezes, ela vem dos próprios arquitetos, que trazem ideias e influências de outros projetos para seus clientes. Quando as mesmas espécies são empregadas em muitos projetos, as floriculturas produzem mais, com conseqüente queda de preço.

tendência flores primavera
Cheflera

De acordo com Kroth, o ciclo da moda no paisagismo dura cerca de cinco anos. Um exemplo de planta que caiu em desuso é a Cheflera, muito presente entre os anos 80 e 90.

tendência flores primavera

Para a nova moda, o arquiteto aposta na Lança de São Jorge, que veio de São Paulo e já pode ser vista em restaurantes e ambientes descolados de Porto Alegre. A espécie ainda tem custo mais elevado nas floriculturas. “Hoje em dia, considero moda saber aproveitar pequenos espaços e torná-los verdes, até mesmo com paisagismo vertical. No fim, a moda é o projeto paisagístico combinar com a personalidade de cada cliente e atender os seus anseios”, diz Kroth.

tendência flores primavera

Como flores exigem mais cuidados e técnica para o cultivo, outra dica do profissional é investir em folhagens perenes, que dão flores. Algumas possibilidades são íris, que desponta como tendência em várias tonalidades, agapanto, strelitzia e moreia, essa já bastante encontrada em projetos dos últimos anos.

A nova estação é ideal para uma mudança no paisagismo. Segundo o profissional, “após um período de muita chuva e frio, o clima muda e o jardim precisa passar por manutenção. O tipo de planta vai depender do uso, se é interno ou externo à residência, do tamanho do espaço e da incidência de iluminação”.

tendência flores primavera

Para não correr risco de errar, o ideal é investir em espécies típicas da estação

tendência flores primavera

O amor-perfeito de verão é bonito, com diversas cores, e de fácil cultivo, trazendo vida pro jardim. A primavera é a época certa para plantá-lo, pois gosta do calor e vai florescer até o final do verão.

A principal tendência na arquitetura apontada por Kroth é a consciência ambiental. “Os clientes têm solicitado novas possibilidades para as plantas, como forração com gramíneas ao invés de telhado. Possibilita o reaproveitamento do ambiente para uso com sustentabilidade”, completa.

>> Confira algumas espécies indicadas
> Ambientes externos
Em um projeto para ambientes externos existe a preocupação com as intempéries. O vento forte, por exemplo, danifica plantas frágeis. Portanto, é preciso escolher espécies mais fortes e resistentes. Cicas revolutas e fênix são dois exemplos. Investir em espécies frutíferas em vasos, como jabuticabeiras e romã, cria um minipomar e também é alternativa para pátios e terraços.

tendência flores primavera
Strelitzia

Espécies como strelitzia, fórmio, buxus e agapanto precisam de mais sol.
 
> Ambientes internos
As plantas que ficarão dentro da residência devem ser escolhidas de acordo com a facilidade no cultivo, que precisam ser regadas com menos freqüência e que podem ficar em ambientes com pouca iluminação. Espécies que têm pouca queda de folhas também são indicadas.

tendência flores primavera
Pata de elefante é ideal para ambientes internos

Ráfia, pleomele, fênix e bromélias podem decorar e são práticas de cuidar. 

tendência flores primavera
Bromélia

tendência flores primavera
Helicônia

Lírios da paz, bromélias de sombra, coração-roxo e helicônia podem ser preservadas mais na sombra, como vasos em sacadas de apartamentos.

Leia mais
>> Abra as janelas de casa e receba a primavera!
>> Decore sua casa com as flores típícas da primavera
>> Conheça as plantas que protegem o lar
>> Tipos de planta para ter em apartamento
>> Saiba qual o fertilizante certo para as plantas
>> Sem espaço? Veja um jardim que sobe as paredes

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.