A primavera, conhecida como estação das flores, começa dia 23 de setembro e traz consigo a inspiração que muitos moradores precisam para um novo projeto de paisagismo. Assim como em outros departamentos, também existem modas e tendências para a escolha das espécies. Seja onde for, aliar estética e praticidade é a primeira regra para encontrar o caminho certo para o jardim.
Projeto com balsamina vermelha e buxus
Para o arquiteto Daniel Kroth, ter ao menos uma planta ou espaço verde em casa traz vida para a residência. Nos dias corridos de hoje, a tendência é ter um belo jardim, mas de fácil manutenção, explica.
Ainda assim, a moda ditada para os materiais e cores que compõem a decoração também é encontrada na escolha das espécies. Na maioria das vezes, ela vem dos próprios arquitetos, que trazem ideias e influências de outros projetos para seus clientes. Quando as mesmas espécies são empregadas em muitos projetos, as floriculturas produzem mais, com conseqüente queda de preço.
Cheflera
De acordo com Kroth, o ciclo da moda no paisagismo dura cerca de cinco anos. Um exemplo de planta que caiu em desuso é a Cheflera, muito presente entre os anos 80 e 90.
Para a nova moda, o arquiteto aposta na Lança de São Jorge, que veio de São Paulo e já pode ser vista em restaurantes e ambientes descolados de Porto Alegre. A espécie ainda tem custo mais elevado nas floriculturas. Hoje em dia, considero moda saber aproveitar pequenos espaços e torná-los verdes, até mesmo com paisagismo vertical. No fim, a moda é o projeto paisagístico combinar com a personalidade de cada cliente e atender os seus anseios, diz Kroth.
Como flores exigem mais cuidados e técnica para o cultivo, outra dica do profissional é investir em folhagens perenes, que dão flores. Algumas possibilidades são íris, que desponta como tendência em várias tonalidades, agapanto, strelitzia e moreia, essa já bastante encontrada em projetos dos últimos anos.
A nova estação é ideal para uma mudança no paisagismo. Segundo o profissional, após um período de muita chuva e frio, o clima muda e o jardim precisa passar por manutenção. O tipo de planta vai depender do uso, se é interno ou externo à residência, do tamanho do espaço e da incidência de iluminação.
Para não correr risco de errar, o ideal é investir em espécies típicas da estação.
O amor-perfeito de verão é bonito, com diversas cores, e de fácil cultivo, trazendo vida pro jardim. A primavera é a época certa para plantá-lo, pois gosta do calor e vai florescer até o final do verão.
A principal tendência na arquitetura apontada por Kroth é a consciência ambiental. Os clientes têm solicitado novas possibilidades para as plantas, como forração com gramíneas ao invés de telhado. Possibilita o reaproveitamento do ambiente para uso com sustentabilidade, completa.
>> Confira algumas espécies indicadas
> Ambientes externos
Em um projeto para ambientes externos existe a preocupação com as intempéries. O vento forte, por exemplo, danifica plantas frágeis. Portanto, é preciso escolher espécies mais fortes e resistentes. Cicas revolutas e fênix são dois exemplos. Investir em espécies frutíferas em vasos, como jabuticabeiras e romã, cria um minipomar e também é alternativa para pátios e terraços.
Strelitzia
Espécies como strelitzia, fórmio, buxus e agapanto precisam de mais sol.
> Ambientes internos
As plantas que ficarão dentro da residência devem ser escolhidas de acordo com a facilidade no cultivo, que precisam ser regadas com menos freqüência e que podem ficar em ambientes com pouca iluminação. Espécies que têm pouca queda de folhas também são indicadas.
Pata de elefante é ideal para ambientes internos
Ráfia, pleomele, fênix e bromélias podem decorar e são práticas de cuidar.
Bromélia
Helicônia
Lírios da paz, bromélias de sombra, coração-roxo e helicônia podem ser preservadas mais na sombra, como vasos em sacadas de apartamentos.
Leia mais
>> Abra as janelas de casa e receba a primavera!
>> Decore sua casa com as flores típícas da primavera
>> Conheça as plantas que protegem o lar
>> Tipos de planta para ter em apartamento
>> Saiba qual o fertilizante certo para as plantas
>> Sem espaço? Veja um jardim que sobe as paredes