04/05/2008

Modernização de elevadores gera economia de luz

Fonte: O Globo

Custo para substituir as peças, entretanto, assusta os síndicos

Que os elevadores precisam se modernizar, é fato. A troca de painéis de controle obsoletos por um computador, por exemplo, é uma das mudanças sugeridas pelo mercado. De acordo com especialistas da área, no entanto, muitos síndicos resistem a contratar os serviços, devido aos altos custos — que, no caso de um prédio residencial com seis elevadores, pode chegar a R$300 mil.

Se colocados na ponta do lápis, porém — segundo especialistas — os gastos iniciais podem acabar se convertendo em benefícios. Isto porque a redução do consumo de energia elétrica, no mês seguinte à modernização do elevador, pode chegar a até 40%.

— Muitos dos administradores se preocupam somente com a parte estética do equipamento e se esquecem de fatores como segurança e a parte operacional. A manutenção é essencial para um funcionamento seguro — lembra Heraldo Melo, da Hertech Consultoria.

Em Copacabana, 90% das máquinas têm mais de 25 anos

Segundo o consultor, quando o elevador passa a apresentar freqüentes paralisações ou a dar despesas excessivas com troca de peças, por exemplo, o síndico deve ficar alerta: provavelmente, chegou a hora de modernizá-lo. Fabricantes estimam que haja, em média, 270 mil unidades instaladas no Brasil, a maioria com mais de duas décadas de uso.

Em Copacabana, informa o especialista, 90% dos elevadores teriam mais de 25 anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.