Os moradores do bairro Rio da Luz, em Jaraguá do Sul (Santa Catarina), não serão prejudicados pelo tombamento do bairro, determinado em 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para preservar a área. A afirmação é do superintendente regional do instituto, Dalmo Vieira Filho. O assunto está preocupando os moradores da comunidade.
Segundo Vieira Filho, os casos de propriedades, como os loteamentos que estavam em processo de estruturação, serão negociados entre os donos das terras e o Iphan. “Vamos permitir as obras em andamento e conversar caso a caso nas propriedades que estavam em para pegar o alvará”, destaca.
Em uma reunião com os moradores e investidores do bairro, que ocorreu na última quinta-feira à noite, dia 26 de abril de 2012, o superintendente tirou as dúvidas dos moradores e investidores da localidade por mais de duas horas, além de atender particularmente aos casos que exigiam atenção.
Conforme ele, a intenção é participar mais ativamente das questões junto à comunidade. Dalmo alega que a situação do tombamento do bairro é praticamente irreversível. “O processo de contradições é natural. Ontem (quinta, dia 26 de abril), viemos desmitificar essa questão com os envolvidos. Não conheço nenhum caso em que as pessoas percebam de início que é um potencial histórico”, afirma.
A moradora Lourdes Dreutzfeldt, 43 anos, diz que voltou para casa da reunião com dúvidas. Para ela, foram usados muitos termos técnicos e ficou difícil entender. “Para falar com as pessoas, que há pouco tempo falavam só alemão, é preciso usar uma forma mais simples. Até agora, não entendi se posso mudar ou não a telha da minha casa”, comenta.
Um representante do Iphan deverá passar de casa em casa do bairro para analisar a situação de cada morador. Além disso, um novo encontro deve ser marcado com a comunidade até o fim de maio de 2012. Os moradores que tiverem dúvidas podem entrar em contato com o chefe do escritório do Iphan, no Vale do Itajaí, Thiago Campi Sperb, pelo telefone: (47) 8826-3761.
Leia mais:
>> Tombamento de bairro em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, será discutido com a comunidade
>> Anúncios de imóveis à venda em Jaraguá do Sul
>> Imóveis para alugar em Jaraguá do Sul
>> Anuncie seu imóvel no Pense Imóveis