17/02/2016

Veja dicas para combater o mosquito que transmite a Dengue, Zika vírus e Chikungunya

Veja também quais são os sintomas e formas de prevenção

Fonte: ZAP em Casa
mosquito_armadilha
O mosquito Aedes Aegypti é responsável pela transmissão da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya (Foto: Reprodução/ Shutterstock)

O Aedes Aegypti ficou conhecido como o mosquito da dengue, agora além disso, ele também transmite o Zika Vírus e o Chikungunya, e fez com que todo o país entrasse em estado de atenção para combater o mosquito.

Somente a fêmea do mosquito que pode transmitir as doenças. De acordo com o Ministério da Saúde, ao apresentar qualquer sintoma é necessário procurar diretamente um médico. Repelentes e inseticidas ajudam a proteger as pessoas do mosquito, evitando assim que ele seja picado.

Por isso separamos 5 dicas simples que ajudam no combate do mosquito da dengue, Zika Vírus e Chikungunya dentro de casa. Saiba mais clicando nos links:

1 – Aprenda a fazer uma armadilha ecológica para os mosquitos

2 – Conheça 9 plantas que atuam como repelentes naturais

3 – Dengue, afaste o Aedes aegypti do seu condomínio

4 – Saiba que cuidados tomar em casa para prevenir a dengue

5 – Saiba como evitar insetos em casa

Além disso, não deixe de verificar nos ambientes se:

prevencao_dengue
É importante não deixar água parada. Por isso, deixe os vasinhos sempre com areia. (Foto: Reprodução/Pinterest)

-Tem acumulo de água: É preciso atenção para não deixar água acumulada em pneus, garrafas pets, vasinhos de plantas ou qualquer outro ambiente em que a água fique parada;

– Se os vasinhos das plantas da varanda ou do jardim estão com areia;

– Se a caixa d’água está bem fechada;

– Latas e garrafas estão armazenadas de cabeça para baixo.

Quanto aos sintomas, eles são bem parecidos:

sintomas_dengue
Geralmente febre, dor de cabeça e nas articulações são sintomas das doenças transmitida pelo mosquito. (Foto: Reprodução/Shutterstock)

– Dengue: Um dos primeiros sintomas a aparecer é a febre alta (39º a 40º). Geralmente dura de 2 a 7 dias. Além disso, dores de cabeça, no corpo e nas articulações. Fraqueza, dor atrás dos olhos, coceira, perda de peso, náuseas e vômitos. Vale lembrar que a infecção por dengue pode ser assintomática (não apresentar sintomas), leve ou grave, levando à morte. Vale lembrar que existem 4 tipos de dengue, e a pessoa pode ser infectada mais de uma vez.

– Chikungunya: Se a pessoa for infectada uma vez, ela ficará imune pelo resto da vida. Dentre os sintomas estão febre alta, dores intensas nas articulações dos pés e das mãos, dedos, tornozelos e pulsos. Manchas vermelhas na pele. Dores de cabeça e nos músculos não estão descartadas.

– Zika Vírus: De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 80% das pessoas que são infectadas pelo Zika não desenvolvem sintomas, porém alguns sinais devem ser levados em consideração como: dor de cabeça, febre baixa, dores levas nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Além disso, podem aparece inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômito. Geralmente os sintomas desaparecem espontaneamente, após 3 a 7 dias.

 

+ Espante e elimine as baratas sem usar veneno

+ Veja como plantar um limoeiro para aromatizar a casa

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza da casa

+ Veja 13 dicas para usar a pasta de dente na limpeza

+ Deixe sua casa cheirosa com aromatizantes. Saiba como fazer

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

  • henrique

    LEGAL A INICIATIVA MT BOM AMIGOS

  • Ana Júlia vianna

    Nossa me impressonei com esse texto me deu muito ensinamento para fazer meu trabalho da dengue do zica vírus e da famosa chikungunya