17/09/2012

Mostra Casa Nova 2012 em Florianópolis será num casarão histórico tombado pelo município

Mostra Casa Nova 2012 em Florianópolis será num casarão histórico tombado pelo município

Fonte: Revista do ZAP

Local motiva arquitetos e decoradores em seus projetos inspirados na música brasileira

A iniciativa da Escola Silveira de Souza e da Fundação Franklin Cascaes de ensinar música para todas as camadas sociais sensibilizou o arquiteto Abreu Jr. Foi daí, segundo ele, que surgiu a ideia de divulgar, por meio da Mostra Casa Nova 2012, a música brasileira, fazendo um passeio pelas sete vertentes musicais dos últimos 100 anos, idade, inclusive, que a escola — palco da mostra — completará em 2013. Ao mesmo tempo, evidenciar o trabalho do maestro Carlos Alberto, que está à frente do projeto da escola de música junto à Silveira de Souza.

Ricardo Wolffenbüttel / Agência RBSDe 6 de outubro a 11 de novembro, as instalações da Escola Silveira de Souza, no Centro de Florianópolis, vão dar lugar à Mostra Casa Nova 2012

“A mostra tem o objetivo de comunicar tendências estéticas de arquitetura e decoração, mas também provocar outras ações positivas desse gênero na nossa cidade”, destaca Abreu Jr, que é curador da exposição, realizada pelo Diário Catarinense.

A mudança de local do evento, que este ano deixa as instalações de um shopping, motivou os arquitetos pelo fato da escola — na Alves de Brito, Centro de Florianópolis — ser um patrimônio arquitetônico importante, por ter áreas de paisagismo, pela localização privilegiada e, principalmente, pelo envolvimento social do projeto de se deixar um legado para a cidade.

A Casa Nova 2012, que abre as portas no dia 6 de outubro, possibilitará aos visitantes um passeio por áreas verdes de contemplação como o jardim da fachada, o jardim da gruta ou pátio interno, que terá um café. Haverá também um restaurante aberto para jantares com serviço de brunch aos sábados e domingos. Destaque para a biblioteca com literatura voltada ao mundo da arte e música.

O público terá acesso ainda a ambientes de uma casa tradicional e lançamentos imobiliários de estúdios e lofts, além de outras surpresas como apresentações de música ao ar livre. Serão 40 ambientes, todos com referências na música brasileira, ora inspirados por uma década (rock dos anos de 1980), ora por um compositor como Cazuza ou Chico Buarque. Também serão feitas homenagens a clássicos, como Villa-Lobos.

As obras
Com parte das obras de infraestrutura finalizada, começaram os trabalhos de recuperação e pintura do prédio da Escola Silveira de Souza. O coordenador das obras da Mostra Casa Nova, Carlos Lopes, diz que o restauro da edificação histórica tem o auxílio das arquitetas do Serviço de Patrimônio Histórico Artístico e Natural do Município, o Sephan, na escolha das cores e aplicações adequadas no casarão.

Também está a todo vapor o desenvolvimento individual dos espaços dos expositores, primeiramente com a parte elétrica, com os contrapisos, pisos, forros e com as estruturas diversas. A partir desta semana, iniciam as montagens de móveis, painéis, revestimentos e acabamentos.

Leia mais:
>> Mostra Casa Nova 2011 apresenta o conceito de morar bem

Tags: eventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.