09/09/2008

Mostra no MAM traz projetos de decoração premiados

Fonte: Globo online

Evento começa nesta terça-feira, dia 9, no MAM, e se estende até 14 de setembro

Zap o especialista em imóveisSmartHydro, projeto do Estúdio Índio da Costa Desing, é um dos destaques da exposição

Rio – Mostrar a capacidade de inovação do design brasileiro e apresentá-lo como instrumento capaz de gerar novos horizontes para a indústria brasileira e para o desenvolvimento econômico são algumas das metas do Brazil Design Week – A inovação como estratégia de negócio, que contará com exposição, workshops, seminários e fóruns.

O evento começa nesta terça-feira, dia 9, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), e se estende até 14 de setembro. Em sua primeira edição, um dos destaques será a exposição “Design Brasil Século XXI – Inovação na Indústria Brasileira” com 80 projetos nacionais, industrializados ou em fase de produção, abrangendo vários setores da indústria brasileira como o automotivo, o eletroeletrônico, o eletrodoméstico e o mobiliário.

A exposição é gratuita e aberta ao público. A expectativa de público é de três mil visitantes. Entre os destaques do mobiliário estão a banheira SmartHydro, projeto do Estúdio Índio da Costa Desing, o Banco Goma, de Renata Moura, a Cadeira Maneric, do Hok Inovação, e o Mancebo, da Flexiv.

Os principais nomes do design nacional reúnem-se ainda durante a mostra para discutir, entre outros temas, a tecnologia e a qualificação do mercado interno. A banheira SmartHydro é um dos exemplos de como a tecnologia pode ser associada ao projeto de design.

Nela, o banho é preparado eletronicamente de acordo com as preferências do usuário, o que inclui o nível de água, a temperatura, a quantidade de essência, a intensidade da iluminação e uma variedade de programas que podem ser comandados a distância por telefone fixo, celular, Pocket PC ou pela internet. Ao final da preparação, uma ligação avisa ao usuário que seu banho está pronto. As características selecionadas são mantidas ao longo de todo o banho.

O design da banheira foi concebido em forma limpa e minimalista, combinando tecnologia, sofisticação e materiais nobres. Ela é feita de um de acrílico, com amplas laterais de vidro, através das quais se assiste a todo o processo automático de funcionamento. Há ainda sistema de iluminação interna com leds e almofadas, projetadas para tornar o banho ainda mais confortável, permitindo ajustes para cabeça e apoios para os braços. Custa cerca de 10 mil dólares.

O curador da exposição João de Souza Leite, professor da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) e da PUC-Rio, destaca que o público conhecerá, num espaço de 150 metros quadrados, a evolução do design brasileiro e toda a sua diversidade. A finalidade do evento também é mostrar que o designer não é apenas uma ferramenta relacionada ao aspecto estético, como costuma ser associada, mas sim um instrumento capaz de gerar inovação e um alto impacto no processo de construção das marcas.

Zap o especialista em imóveisBanco Goma, de Renata Moura, faz parte da exposição no MAM

– O design é um campo amplo e essa exposição tem como objetivo contextualizar sua inserção em diversas áreas da indústria brasileira. Costumo dizer que as pessoas terão a chance de ver projetos desde o prendedor de roupas até o avião. São trabalhos diversificados e premiados – afirma Souza Leite.

Ele conta que os trabalhos selecionados para a mostra foram destaques e ganharam prêmios nacionais e internacionais do segmento ao longo dos últimos sete anos. Entre os principais prêmios estão IF Design, Design Museu da Casa Brasileira, Brasil faz Design, IDEA Brasil e Red Dot. No IF Awards, um dos prêmios internacionais mais importantes do segmento, criado em 2001, o Brasil está entre os dez países mais premiados.

– Nossa capacidade de projeto se faz cada vez melhor. Os designers brasileiros são rápidos e criativos, e podem ser competitivos em relação a concorrentes do resto do mundo. Como, aliás, têm sido, ao serem cada vez mais contratados para fazer daqui trabalhos que serão usados lá fora – conta o curador.
 

Zap o especialista em imóveisMancebo, da Flexiv, um dos projetos de desing que faz parte da exposição

Serviço:
Exposição “O design Brasil Século XXI – Inovação na Indústria Brasileira”
Evento: Brazil Design Week
Data: 09 a 14 de Setembro
Local: MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio de Janeiro
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo
Entrada gratuita
Site: www.brazildesignweek.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.