23/04/2009

Mostra paralela ao Salão de Móveis de Milão exibe produtos brasileiros

Fonte: Globo online

Inspirados no conceito de sustentabilidade, designers brasileiros renomados apresentam suas obras na amostra paralela em Milão

Fotos: DivulgaçãoCadeira sustentável e com design contemporâneo

Rio de Janeiro – Das sobras de madeira do Norte e Nordeste do Brasil são feitos objetos de decoração com desenhos inovadores e ecologicamente corretos. Inspirados no conceito de sustentabilidade, designers renomados internacionalmente criaram poltronas, mesas, cadeiras e luminárias para incrementar o visual. Os novos trabalhos estão em exibição na mostra paralela do 48º Salão do Móvel de Milão, que começou nesta quarta-feira, 26 de abril, na Itália dentro do Floresta Móbile, programa do Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Eubra). Todas as peças foram produzidas por pequenos artesãos e marceneiros e fazem parte das coleções Clima, Paisagem Brasileira e Capirinha com Pizza.

“Todos esses trabalhos trazem um desenho perfeito e podem ser inseridos nas decorações de todos os lares urbanos. Os designers estão usando materiais reaproveitáveis sem perder a atenção com o visual contemporâneo do mobiliário”, diz a proprietária da Zona D, Andréa Elagi, que vende alguns dos produtos da mostra.

Zap o especialista em imóveisCadeira Kioto, peça ecologicamente correta

As luminárias de baixo consumo de energia são alguns dos destaques da Coleção Clima. A Cocar, criada pelo estilista e designer Jum Nakao, intercala madeira com retalhos de vidro utilizando LEDs, lâmpadas de baixo consumo energético, e energia solar alternadas. No Brasil, ela já está sendo vendida pela Zona D, em São Paulo, no valor de R$ 3.500. Jum ressalta a importância da reflexão sobre o processo de criação do produto, em detrimento do material que está sendo usado.

“Num momento tão high tech se esquece o processo, importa apenas a velocidade, o tempo. Se esquece que o tempo tudo corrói e vivemos a falta de espessura. É necessário resgatar o tempo e o olhar humanos. Depois do desfile que fiz em 2004 com roupas de papel passei a me dedicar às mudanças. E para que mudanças ocorram é necessário que as pessoas mudem, é importante transformar as pessoas”, diz o estilista e designer Jum Nakao.

Zap o especialista em imóveisLuminária Cocar reduz consumo de energia

Outra peça luminosa que chama a atenção é a Kyoto, desenhada por Robson Oliveira, presidente do Eubra e um dos principais criadores do Floresta Móbile, que usa lâmpadas fluorescentes. Além dos artigos para iluminar a residência, a Clima apresenta opções de objetos de decoração, como o porta-cds inspirado no trabalho do pintor Mauro Reggianni.
 
Na coleção Paisagem Brasileira, os objetos decorativos se contrapõem ao modelo pós-industrial de criação, com o uso eficiente de matérias primas renováveis. É o caso da banqueta Sérgio Rodrigues, projetada pela filha do arquiteto, Verônica Rodrigues, da Mangue Table e da cadeira Orgânica. Já a Coleção Caipirinha com Pizza relança a poltrona Kyoto, peça premiada no ano passado pelo Salão do Móvel em Milão, e o Bar Oscar. O mobiliário da coleção também traz a cadeira Controprogetto, única peça produzida em Milão, com pedaços de madeira descartada e coletada na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.