31/08/2012

Mostra que homenageia icônica poltrona realiza tour pela América Latina

Mostra que homenageia icônica poltrona realiza tour pela América Latina

Fonte: Revista do ZAP

Coleção com peças customizadas vem rodando o mundo exposta em museus, galerias e concept stores na Europa, Ásia, Austrália e América

Em comemoração aos 50 anos de uma das poltronas mais famosas do mundo, a Egg, desenvolvida em 1957 pelo arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen, o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo, abre nesta sexta-feira, 31 de agosto de 2012, uma exposição de 50 poltronas personalizadas pelo artista dinamarquês Tal R.

Divulgação / Fritz HansenOs tecidos utilizados foram coletados por Tal R em diversos lugares do mundo, como Istambul, Berlim, Nova York, Dinamarca e Israel

Os tecidos utilizados para criar o colorido patchwork nas peças foram coletados em diversos lugares do mundo, como Istambul, Berlim e Nova York, além de lojas de mobiliário vintage da Dinamarca e de roupas de trabalhadores rurais de Israel.
Divulgação / Fritz Hansen
“O objetivo era fazer uma poltrona que contasse múltiplas histórias. Os pedaços de tecido tinham que ser cheios de vida. Deveria parecer um pouco como feito em casa”, diz Tal R. No MuBE a montagem ganha uma instalação moderna sob a marquise fechada com acrílico transparente.
Divulgação / Fritz Hansen
Inspirado pela palavra egg (ovo, em português), sua forma e referência à fertilidade combinados com a fascinação de Tal R por Sigmund Freud, a poltrona foi completamente transformada. O artista batizou as peças inspirado nos escritos do neurologista e psiquiatra. Martha, mulher de Freud, e Irma, nome de um dos sonhos analisados pelo médico, são apenas alguns dos nomes escolhidos pelo jovem artista. A mostra segue até o dia até 23 de setembro.

Leia mais:
>> Móvel multifuncional une mesa, poltrona e gaveteiro em uma única peça
>> Poltrona especial pretende deixar pessoas a vontade em lugares públicos

Tags: eventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.