02/04/2012

Mostras simultâneas ao Salão do Móvel de Milão recebem cariocas

Fonte: O Globo

Alunos de design da PUC-Rio participam de evento que revela novos talentos

Mostras simultâneas ao Salão do Móvel de Milão recebem cariocas
Inspirado em uma serpente, o banco “Vértil” é feito em módulos de encaixe, que podem dar à peça tamanhos e formatos diferentes (Foto: Divulgação)

De 17 a 22 deste mês, o mundo do design vai voltar seus olhos, e toda sua atenção, ao mais importante evento do setor de mobiliário: o Salão Internacional do Móvel de Milão, que transforma a cidade italiana na capital mundial do design de móveis. E alguns dos talentos cariocas estarão por lá, em mostras paralelas, mostrando seus trabalhos.

Organizada pela Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, a Rio+Design levará profissionais do estado a Milão, pela quarta vez. Trinta e duas peças, de 23 escritórios, estarão expostas em três ambientes, de 100m² no total, numa das ruas mais badaladas da cidade.

“A Via Tortona, para onde vamos pela primeira vez, é o coração do que acontece paralelamente ao Salão. Só isso já seria motivo de comemoração, mas, além disso, o Guto (Índio da Costa, curador da mostra) criou uma ambientação que tem a nossa cara e convida as pessoas a sentirem um pouquinho do clima do Rio de Janeiro”, destaca Dulce Angela Procópio, subsecretária estadual de Comércio e Serviços.

Segundo Dulce, outra boa novidade de 2012 será a chance de fechar novos negócios. Até o ano passado, os designers convidados faziam vendas diretas de seus produtos, mas, agora, a secretaria quer ajudar na criação de joint-ventures com marcas internacionais interessadas em fabricar por lá as peças de nossos designers:

“Naturalmente, o comércio vai continuar. Mas queremos sedimentar essas parcerias. Acredito que os fabricantes europeus possam ver em nossos produtos, e na inovação que temos aqui, uma chance de trabalhar com novas tecnologias. Em outros anos, por exemplo, sempre percebi um interesse muito grande pelas peças feitas com derivados de petróleo e na maneira como são desenvolvidas aqui”, ressalta Dulce.

Entre os trabalhos que serão expostos na Rio+Design estão a poltrona “Acan”, da Em2 Design; o banco “Pão de Açúcar”, de Gilson Martins – que é fabricado em duas cores de madeira e pode ser usado como uma namoradeira -; e a “Pantosh”, da Lattoog, peça inspirada em dois clássicos do design: a “Panton” e a “Willow”, de Charles Rennie Mackintosh.

No Salão Satélite, que reúne os jovens talentos do design mundial, quem marcará presença são alunos e ex-alunos de design da PUC-Rio. Entre eles, a dupla Pedro Braga e Marcelo Lobo, que entrou na mostra com a bandeja “Pão de Açúcar”; Gustavo Martini, com sua mesa multifuncional “Sépia”; e os designers Bruno Trindade e Diego Destro, que vão apresentar seu banco “Vértil” – desenvolvido em módulos, ou seja, podendo ter vários tamanhos e formatos diferentes.

“A seleção dos trabalhos destaca projetos representativos, feitos pelos alunos das quatro habilitações do programa de graduação em design da universidade. E, além dos projetos em exposição, também vamos levar catálogos digitais com outros projetos participantes das exposições da Semana Design PUC-Rio para que os visitantes conheçam o que é feito aqui”, acentua Cláudio Magalhães, que coordena o Laboratório de Gestão em Design da instituição.

Completando 15 anos em 2012, o Salão Satélite – que nasceu com o propósito de unir, num mesmo ambiente, designers promissores do mundo todo a empresas do setor – acabou se tornando um grande observatório de novos talentos. O convite à PUC-Rio surgiu a partir do projeto “Portable lights”, que desenvolveu uma luminária com coletores solares para ser utilizada em áreas que não têm energia elétrica.

LEIA MAIS:

Tapetes têm o poder de transformar ambientes

Roupas são usadas na fabricação e móveis e como revestimentos de paredes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.