19/02/2018

Móveis de marchetaria são obras de arte na decoração

Feitos de desenhos decorativos com diversos materiais na madeira, eles podem ser usados de diversas formas, resultando em um ambiente mais moderno ou mais clássico

Fonte: ZAP em Casa

Na hora de decorar o imóvel, é muito comum a busca por algo diferente e inovador, que traga personalidade e sofisticação ao ambiente. Com essa proposta, a marchetaria tem se tornado tendência nas decorações. Usar o estilo é basicamente ter arte em casa, já que através dele são feitos desenhos decorativos com diversos materiais sempre usando a madeira como base. A marchetaria pode ser usada de diversas formas na ambientação e pode também garantir resultados diferentes a depender do uso, seja uma proposta mais moderna ou mais clássica.

(Foto: Shutterstock)

A marchetaria é sofisiticada. “É a arte de ornamentar as superfícies através da incrustação de materiais como madeiras, metal, pedras, plásticos, madrepérola e marfim, tendo como principal suporte a madeira, formando um mosaico a partir da diferenciação e variação de cores e veios dos materiais”, explica a arquiteta Carla Siqueira. A técnica pode ser utilizada de várias formas na decoração. “Ela pode aparecer em móveis, painéis, objetos de decoração, pisos e até tetos”, exemplifica a arquiteta Juliana da Mata.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ Quer vender seu imóvel mais rápido? Saiba como

Uma tendência na decoração que está em alta atualmente é a mescla de estilos em um único ambiente e, neste contexto, a marchetaria se torna elemento importante para quem busca esse resultado. “Na arquitetura  contemporânea, os móveis vintage e rústicos dão um toque diferente ao ambiente e, com isso, a marchetaria entra forte nessa mescla , imprimindo um toque de história e personalidade”, diz a arquiteta do escritório Juliana da Mata Arquitetura.

Os móveis de marchetaria são elementos fortes na decoração e garantem sofisticação ao ambiente. “Por ser executado em madeira, um material atemporal e nobre, pode ser encaixado em distintos cenários, tudo vai depender do perfil do usuário”, afirma Carla Siqueira. Porém, justamente pela sua personalidade forte, é preciso também bastante cuidado na hora de encaixar no ambiente. “Estes móveis em marchetaria, como são bem detalhados, ficam em harmonia quando se tem um espaço mais clean, onde a maior parte dos móveis são limpos e de linhas retas. Desta forma, é possível destacar o que é para se destacar com harmonia”, acrescenta Juliana da Mata.

(Foto: Shutterstock)

Em qualquer tipo de decoração, é preciso ter cuidado para não usar muitos móveis em um único espaço com destalhes de marchetaria para não pecar pelo excesso. “O ideal é que se use pouco , assim ele se destaca e o ambiente não fica pesado”, conta Juliana. Ela ainda acrescenta que a arte pode ser usada para quem deseja uma decoração rústica, contemporânea ou clássica, dependendo do que se tem de detalhe na marchetaria do móvel. “Esse tipo de móvel pode ser usado em qualquer ambiente. O importante é ter equilíbrio com os outros detalhes existentes no espaço, para se ter a harmonia”, diz.

Como são peças que chamam atenção na decoração pelas suas formas e materiais, o uso delas e o contexto onde serão inseridos devem ser sempre bem analisados. “Estes móveis podem ser aparadores, bancos, mesas de cabeceira ou de canto, estantes, entre outros”, exemplifica Carla Siqueira. E eles podem garantir resultados diferentes. “Os móveis de marchetaria podem desenvolver desde um ambiente mais descontraído, utilizando móveis com grafismos de formas geométricas simples e coloridas, como também tirar partido e apostar no clássico ou no rústico. Resumindo tudo é possível, basta encontrar o móvel que se encaixe na proposta”, complementa.

(Foto: Shutterstock)

No entanto, os móveis de marchetaria, por serem considerados obras de arte, podem pesar mais no bolso na hora de incrementar a decoração com eles. “Geralmente eles são caros. O trabalho é artesanal e é preciso para ter um acabamento perfeito”, ressalta Juliana da Mata. Também é preciso cuidado para manter o móvel em bom estado. “Lembrando que o seu móvel de marchetaria é uma peça obra de arte, é importante seguir as orientações de manutenção do fornecedor ou de quem fabricou. Como são peças de madeira, evite deixá-la exposta ao sol e também em áreas com umidade”, sugere Carla Siqueira.

+ Faça você mesmo uma decoração para parede com linha e parafusos

+ Faça você mesmo um cabideiro de parede com escada de beliche

+ Faça você mesmo uma cabeceira de cama com ripas de madeira

+ Descubra como fazer uma prateleira com mangueira de hidrante

+ As melhores dicas DIY do Pinterest

+ Faça você mesmo: descanso de panela com rolhas

+ Faça você mesmo um quadro com pintura geométrica

+ Veja como fazer uma caixa para chá com embalagem de leite

+ Aprenda a fazer um vaso de flores com garrafa de vidro

Tags: merchetaria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.