22/12/2009

Móveis e altares sob medida para o lugar de fé

Fonte: O Globo

Rio de Janeiro – Seja para meditar, rezar ou simplesmente acalmar a alma, móveis e altares sob medida compõem verdadeiros espaços de fé. A crença pode até variar, mas os espaços precisam estar integrados à decoração de uma forma harmoniosa. Pensando nisso, a artista plástica Luciana Duque criou uma técnica que foi batizada por ela de relígio. Consiste no entalhe manual de frases religiosas e orações em peças de madeira de demolição, como cabeceiras de cama e mesinhas laterais. O resultado, diz, se destaca não só pelo teor da mensagem, mas pelos grafismos.

“Estou sempre às voltas com livros de caligrafia, pois cada mensagem requer uma tipologia diferente. A língua também muda, pode ser latim, hebraico. A bossa está em gravar a oração do Pai Nosso ou a Ave Maria, por exemplo, em móveis de linhas clean, modernas”, explica Luciana, que demora cerca de dois dias para finalizar cada peça, que estão à venda na Velha Bahia.

A designer de interiores Roberta Devisate, por sua vez, optou por um nicho em mármore italiano crema marfil, com iluminação indireta, para abrigar a imagem de Nossa Senhora de Fátima de um cliente.

“Lidar com a fé na decoração é uma questão delicada, pois envolve laços afetivos. O desafio está em integrar a religiosidade ao ambiente de uma forma elegante. Imagens de santos ou divindades devem ganhar uma realce singelo”, diz Roberta, que agora está trabalhando num projeto para um colecionador de santos barrocos.

LEIA MAIS:

EM BUSCA DO PINHEIRO PREFEITO

CRIATIVIDADE NATALINA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.