04/11/2007

Móveis podem ganhar cara e uso diferentes

Fonte: O Globo

Cortar pé de mesa e trocar puxadores são pequenas dicas que mudam muito uma peça

Decorar uma casa requer inevitavelmente a compra de móveis e acessórios novos? Nem sempre. Profissionais da área são unânimes em afirmar que é possível dar um novo aspecto aos ambientes apenas com a reforma ou a transformação das suas peças.

— Se o dono da casa já está cansado da mesa de jantar, pode cortar seus pés e transformá-la numa mesa de centro. Ou, se tem uma mesinha pequena, mas quer transformá-la numa mesa de jantar, pode colocar um tampo de vidro maior sobre ela, aumentando seu tamanho — sugere o arquiteto Marcelo Cordeiro.

Mello lembra ainda que, se o móvel é muito simples, uma boa pintura pode transformá-lo:

— Uma vez, comprei uma cômoda totalmente deteriorada num brechó, por R$150, e dei uma pintura branca nela. Ficou lindíssima, elegante. Outra opção é pintar de uma cor bem berrante e, numa decoração discreta, fazer desse móvel o chamariz da casa.

Tendência é raspar o verniz e aplicar cera na madeira

Já a arquiteta Adriana Graça Couto do Valle prefere lançar mão da pintura laqueada:

— Se o tom da madeira é feio, a melhor opção é laquear. E, se o móvel é envernizado, o que não se usa mais, basta mandar descarregar o verniz. Depois que a madeira estiver crua, é só usar uma cera sem brilho para protegê-la. Mudar os puxadores por modelos mais modernos também dá ótimos resultados — garante.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.