26/07/2018

Tome os cuidados certos na hora de escolher móveis usados

Eles podem dar um toque especial na decoração, mas precisam ser comprados e colocados de maneira correta

Fonte: ZAP em Casa

Móveis usados, em estilo retrô, podem deixar a decoração muito mais interessante. Deixe o preconceito de lado: sua casa não perderá a modernidade por causa de um aparador diferente. “Geralmente, móveis antigos possuem ótima qualidade, tanto na madeira utilizada em sua confecção, quanto dos acabamentos”, diz a arquiteta Mariana Felgas, do Rio de Janeiro.

móveis usados
O segredo da decoração é justamente saber equilibrar (Foto: Shutterstock)

Além disso, ressalta ela, um móvel antigo pode ser até 35% mais barato do que o novo. “Móveis antigos possuem formas interessantes e cheias detalhes decorativos que, se combinados a móveis modernos, podem conferir muita personalidade ao ambiente decorado”, explica Mariana.

A arquiteta detalha que o ideal é obter ajuda de um profissional especializado em arquitetura de interiores para harmonizar todos os elementos antigos e novos de decoração sem pesar nos detalhes. “O segredo da decoração é justamente saber equilibrar”.

Na hora de comprar

Analise bem o produto que você vai comprar. Móveis usados têm suas marcas, que muitos arquitetos chamam de memórias, mas não podem estar rachados ou infestados de cupins, por exemplo. Procure lojas de confiança e examine bem o móvel.

A arquiteta e designer Raquel Antunes, sócia-proprietária do @studiocaramelo, de São Paulo, acha importante levar para um especialista na hora da compra. “Verificar itens como estrutura, se há proliferação de pragas e pensar em qual será seu uso final: se ao tempo, em áreas secas ou úmidas. Assim, teremos o devido cuidado para o mobiliário perdurar por mais tempo”.

móveis usados
Dica: Verificar itens como estrutura, se há proliferação de pragas e pensar em qual será seu uso final (Foto: Shutterstock)

Ela diz que mesmo o móvel com necessidade de restauro pode trazer uma nova personalidade ou ser um ponto de atenção no design. “Só não é interessante comprar usado quando o investimento na reforma e restauração ficar muito superior à compra de um novo”.

+ Geração canguru cresce no Brasil e jovens esticam permanência na casa dos pais

+ Planejamento financeiro é fundamental na hora de sair da casa dos pais

+ Saiba como transformar o quarto do filho que saiu de casa em outro ambiente

+ Conheça 9 plantas que atuam como repelentes naturais

+ Dicas para não errar com as toalhas e garantir maior durabilidade

+ Veja como conciliar as tarefas diárias sem perder o controle

+ Veja dicas para proteger a casa do sol

+ Confira dicas para não perder tempo passando roupa

2 Comentários

  1. Tenho uma opinião sobre móveis usados, alguns são bem interessantes e até mais em conta, mas qdo a gente leva um especialista…a coisa fica feia, cobram muito caro e mais, fazer uma restauração é pior ainda. Anos atrás comprei uma panela de ferro, antiga, com duas alças, queria que servisse de cachepô…meu vizinho era restaurador, levei pra ele..era pra lixar e passar uma tinta prata, fôsca…ficou tão caro que me arrependi muito…aconselho a pensar 2 vezes antes de comprar…ou fazer orçamento antes…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.