20/08/2019

Conheça a importância de declarar mudança de endereço

Manter a informação atualizada pode evitar transtornos com empresas prestadoras de serviços domésticos

Fonte: ZAP em Casa

O lugar que moramos ou que trabalhamos não é necessariamente o endereço que vai constar para esta finalidade por toda a vida. Muitas vezes, a mudança de endereço é necessária, seja do imóvel onde se vive ou até mesmo em termos profissionais, quando a sua empresa passa a ocupar outro lugar.

E não é preciso apenas se preocupar com a mudança física, que costuma dar bastante trabalho. Mas manter os contatos atualizados sobre a alteração também é fundamental. E isso vale para questões pessoais, profissionais ou comerciais. Inclusive, para casos mais formais, existe a declaração de mudança de endereço. Saiba como fazer uma.

Consórcio ou financiamento: qual é mais vantajoso?

Informal

Um exemplo de declaração informal é informar pessoas próximas (Foto: Shutterstock)
Um exemplo de declaração informal é informar pessoas próximas (Foto: Shutterstock)

Informar aos amigos e conhecidos sobre a mudança de endereço é o passo informal do processo,seja em relação à residência ou ao trabalho. Isso vai servir apenas que eles saibam o novo endereço onde encontrar, mas não tem nenhum caráter profissional ou comercial que possa resultar em qualquer ônus.

Portanto, não precisa seguir padrões sobre a forma como repassar a informação. E isso pode ser feito através de um e-mail ou uma mensagem através das redes sociais. O que é importante é deixar claro o novo endereço para que não haja confusão em relação ao antigo.

Fiador contraria previsões e permanece como forma de garantia mais utilizada

Formal

Um exemplo de declaração informal é informar pessoas próximas
Um exemplo de declaração informal é informar pessoas próximas (Foto: Shutterstock)

Porém existe uma outra necessidade de informar a mudança de endereço e que, nestes casos, a informação se torna essencial para evitar qualquer tipo de problema. No caso da mudança de endereço residencial, é preciso repassar a informação sobre a alteração para empresas com as quais existem contratos firmados.

Já se o caso é que sua empresa está de mudança de endereço, é importante informar não apenas outras empresas que mantenham contratos vigentes como também os clientes, para que eles não se sintam prejudicados.

“É sempre importante passar essa informação sobre a mudança de endereço se a pessoa tem contratos em andamentos para que ela possa continuar sendo eventualmente notificada, no futuro, sobre o cumprimento de contrato ou sobre o pagamento de parcelas“, explica Luís Fernando Teixeira de Andrade, diretor da área de direito imobiliário do escritório Karpat Advogados.

Afinal de contas, vale a pena reformar o imóvel antes de colocá-lo à venda?

Métodos

Em casos de notificações formais, é importante ficar resguardado para que a mudança não acarrete qualquer tipo de problema no futuro. Portanto, fique atento a alguns detalhes. “É bom fazer essa notificação sobre a mudança de endereço por meio de uma carta registrada para caso venha entrar com uma ação ou exista alguma notificação, para que a empresa tenha o atual endereço”, explica Luís Fernando.

A notificação de mudança de endereço pode ser feita por meio de carta registrada (Foto: Shutterstock)

Além disso, outros cuidados devem ser tomados mesmo depois de enviar a carta. “É importante encaminhar uma carta com o aviso de recebimento para comprovar que a carta foi recebida para cada uma das pessoas ou empresas contratadas. Isso vale até mesmo para quem tem uma conta de celular pós-paga, por exemplo, para que a operadora possa continuar enviando as faturas todo mês para o endereço”, acrescenta.

Novo ‘Minha Casa, Minha Vida’ deve oferecer pagamento de aluguel ao invés de financiamento de imóveis

Modelos

Existem vários modelos de declaração de mudança de endereço na internet e, com uma pesquisa rápida, é possível encontrar a forma como a comunicação deve ser feita.

Vale ressaltar que algumas informações básicas devem constar na declaração, como o nome do proprietário, nacionalidade, profissão, documentos como RG e CPF, estado civil e endereço do imóvel.

Também pode ser importante colocar a partir de que data a mudança passa a valer. É preciso assinar no final do documento e, se possível, levar no cartório para que ele seja autenticado.

Proibição de aluguel por temporada em aplicativos já é realidade em alguns condomínios de São Paulo, revela pesquisa

Veja como montar uma luminária com tubo de PVC:

+Conheça o selo LEED, certificação que atesta empreendimentos imobiliários sustentáveis

+SFH ou SFI: qual modelo de financiamento é mais vantajoso?

+Veja como se certificar de que o prédio pelo qual você se interessou é regularizado

+Pensa em contratar um serviço de segurança privada para a sua rua? Veja se vale a pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.