12/11/2008

Mudar as cores das paredes pode dar cara nova aos ambientes

Fonte: O Globo

Elas têm o poder de estimular, acalmar e renovar o humor das pessoas. Adequar as cores para cada ambiente, pode ser uma boa pedida

Fotos: DivulgaçãoZap o especialista em imóveisAmbiente com tons pastéis

Rio de Janeiro – Com a proximidade do ano novo, muitas pessoas sentem necessidade de dar cara nova aos seus lares e, às vezes, basta alterar as cores das paredes para saciar o desejo de mudança. Não é novidade que as cores têm o poder de estimular, acalmar e renovar o humor das pessoas. Adequá-las para a finalidade de cada ambiente, analisando a atividade a ser realizada em cada local pode ser uma ótima pedida, especialmente se você é simpático a terapias alternativas.

Então, não deixe de conferir as orientações gerais do feng shui e da cromoterapia que usam as cores como instrumentos importantes na busca do equilíbrio e da harmonia dos ambientes.

O amarelo, o marrom e os tons terra são indicados para harmonizar corpo e mente, além de serem positivos para saúde. Já as tonalidades entre o vermelho e o laranja são opções bacanas para quem deseja conquistar o reconhecimento público. Rosa, vermelho e branco são indicados para os relacionamentos. Para ambientes de leitura e estudo, a aposta é nos tons pastéis e o branco, pois aguçam a criatividade, a imaginação e a inspiração. Nos ambientes de trabalho, as recomendações são os verdes, os azuis e o preto que, segundo a pesquisa, atrai oportunidades de negócios e benefícios financeiros. Já se a busca é por espiritualidade, autoconhecimento e disciplina, a dica é de usar o azul claro e o lilás. Os tons de verde podem evitar brigas familiares e ainda proporcionam união. Lilás, tons púrpuras e dourado são indicados para quem quer prosperidade na vida financeira, nos negócios e investimentos.

A química Lucia Rodrigues Mendes da Silva, especialista em cores, destaca que os tons claros e pastéis são de fácil combinação com os móveis, além de relaxar.

“Apesar de alguns modismos, com o uso de tonalidades mais fortes dentro dos ambientes, os tons claros ainda são predominantes no mercado e nos lares. Isso porque todos querem paz e tranqüilidade quando estão dentro de casa.Cores fortes caem muito bem nas fachadas”, afirma Lucia.
Fernanda Dall”Orto, gerente da marca Suvinil, que aponta uma cartela de cores inspirada pelo feng shui, alerta que é importante saber as características de cada cor para aplicá-las corretamente, sem exageros e nos ambientes mais propícios.

Ela também sugere que sejam feitos testes com uma pequena amostra de cor, disponibilizados em embalagens de 202,5 ml, quantidade suficiente para pintar um metro quadrado e visualizar se o tom está ou não adequado ao ambiente.

“As cores controlam a quantidade de luz e a refletem, por isso, é melhor escolher o esquema de cores que será usado no próprio ambiente, já que o tom das cores costuma mudar quando visto sob luzes diferentes”, explica Fernanda.

Confira algumas dicas:
Branco
É neutra, podendo ser usada em qualquer ambiente, de acordo com a cromoterapia, potencializa as demais cores, além de representar a luz divina.

Verde
Ligada ao elemento madeira, representa o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Também significa esperança e satisfação. As cores chá verde, amazônia e verde musgo são boas opções que simbolizam as sensações da cor verde.

Zap o especialista em imóveisAmbiente decorado com lilás que estimula a espiritualidade

Azul
Cor calmante e que traz tranqüilidade, está relacionada ao elemento água. Remete à natureza (céu e mar). Quando usada em excesso, pode provocar sono, introspecção e isolamento. Na cromoterapia é uma cor ajuda a combater o estresse, que transmite calma e serenidade. Anil, celeste são algumas sugestões de tons azulados.

Lilás
Oferece tranqüilidade, sossego e estimula a espiritualidade. Pode ser aplicado em locais de meditação e oração. Na cromoterapia tem efeito purificador, transformando as energias negativas em positivas. As opções são hortência, violeta.

Laranja
Situada entre os elementos fogo e terra, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Mas em demasia pode provocar rebeldia. Já na cromoterapia, auxilia a mente e assimila novas idéias. Cores califórnia e lírio.

Vermelho
Ligada ao elemento fogo, está relacionada à vida e à força. Estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima e prosperidade. Assim como o laranja, deve ser usado com cuidado, por ser uma cor estimulante. É indicado para pessoas tímidas e retraídas, de acordo com a cromoterapia. Revigora a coragem e a força de vontade. Vermelho cardinal.

Amarelo
Relacionada ao elemento terra, é a cor da luz. Representa a luz do sol e o brilho do ouro. Melhora a concentração, estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite. Segundo a cromoterapia, é uma cor animadora, inspiradora e que estimula o raciocínio, atuando diretamente sobre o mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.