05/12/2018

Consultorias resolvem compra de imóvel na hora de mudar para Portugal

Realocação profissional e plano para negócio próprio também podem ser incluídos no pacote

Fonte: ZAP em Casa

Portugal se tornou um dos destinos mais procurados para migração, em especial por brasileiros, que formam hoje a maior comunidade estrangeira no país. No entanto, da escolha do local ideal para morar aos documentos necessários, a mudança não é uma tarefa simples, o que levou ao surgimento de empresas de consultoria especializadas em ajudar quem quer trocar o Brasil por Portugal.

Esse tipo de serviço, chamado de realocação, tem se proliferado em Portugal e, muitas vezes, é comandado por brasileiros que já mudaram e têm experiência com os trâmites burocráticos.

É o caso da Why – We Host You , aberta pelas cariocas Tatiana Sabatie e Fabiana Barcellos, que há cerca de dez anos trocaram o Rio por Cascais (a 30 km de Lisboa).

“Mesmo os cartórios e os gerentes de banco já se dispõem a fazer um atendimento personalizado, ir até o cliente. Isso é muito recente, de um ano para cá, e com certeza tem a ver com esses brasileiros que chegaram agora”, avalia Barcellos.

Os serviços vão desde o acompanhamento de operações básicas, como a retirada do NIF (Número de Identificação Fiscal), o CPF português, e a abertura de uma conta no banco, ao auxílio com a transcrição de casamentos ou a obtenção de cidadania portuguesa.

A Why, por exemplo, também oferece consultorias especializadas para compra de imóvel, recolocação profissional no mercado português ou para desenvolver o próprio negócio, além de regularização de questões tributárias nos dois países e ajuda no processo de transferência de aposentadoria. Há até transporte já a partir do aeroporto ou um tour de reconhecimento no novo bairro.

Já a Ei! assessoria migratória  é especializada em obtenção e prorrogação de vistos, com taxa de sucesso de 95%, mas também tem os serviços de consultoria fiscal, apoio na procura de casa, troca de carteira de habilitação e auxilio no reagrupamento familiar, além de ajuda na escolha da escola e matrícula para os filhos.

“Por experiência própria, sei como é difícil planejar a mudança para outro país. Temos uma sólida equipe de profissionais especializados em assessorar quem escolhe Portugal para viver ou para investir”, promete Gilda Pereira, sócia fundadora da Ei!.

Para os que querem trazer realmente tudo o que tem no Brasil, algumas empresas fazem transporte de móveis e animais, com desembaraço na aduana.

Muitas consultorias são direcionadas a um público de alto padrão e os preços variam conforme a empresa e os serviços, assim como a quantidade contratada. Uma “elaboração de estratégia migratória”, com o pedido de residência, por exemplo, é anunciada por entre 150 euros e 300 euros.

Algumas agências chegam a cobram 100 euros para ajudar a tirar o NIF, procedimento que não tem custo no posto das finanças. Já a ajuda com a escolha e matrícula da escola dos filhos pode chegar a 400 euros.

“Muitas questões, de fato, podem ser resolvidas sem custo ou apenas com o pagamento das taxas do serviço público, que não são altas. Mas nem todo mundo quer perder tempo e se cansar pesquisando, pegando fila e até batendo cabeça. É como optar por usar um despachante no Brasil na hora de registrar um carro”, conta Marco Antônio Oliveira, 42 anos, que mudou há seis meses e usou serviços de uma consultoria.

 

+ Conheça o guia completo para comprar imóveis

+ Saiba tudo sobre o contrato de aluguel

+ Veja as diferenças entre fiador, seguro-fiança e garantia de aluguel

+ Saiba como funciona o título de capitalização

+ Tudo o que você precisa saber sobre locador e locatário

+ Veja quais são as dúvidas mais frequentes de quem vai alugar um imóvel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.