17/11/2008

Mude a cara de sua casa sem gastar muito

Fonte: Jornal da Tarde

Um tapete novo e outras cores nas paredes podem fazer uma grande diferença neste Natal

Fim de ano é motivo para muita gente tentar melhorar o visual da casa. Nessa época, pequenas reformas e mudança de móveis costumam ser a opção mais barata e rápida para quem quer um “lar novo”. As mudanças vão desde uma parede nova até um tapete para cobrir o velho piso, que podem fazer a diferença e trazer satisfação para quem quer começar 2009 cheio de novidades.

A arquiteta Andrea Fiorini dá dicas para quem quer uma mudança menos radical, mas com um bom efeito. “Tem muita coisa que as pessoas podem fazer sozinhas e dar ao ambiente antigo uma cara totalmente nova. Isso faz com que o custo seja mais baixo também, já que nem tudo precisa da mão-de-obra especializada. Basta bom gosto e disposição”, comenta a profissional.

Entre as alternativas apontadas por Andrea para renovar a casa é novas cores nas paredes. “Pode ser tinta, adesivo, papel de parede, um espelho, um quadro ou até uma nova moldura para o quadro antigo. Escolha uma parede que se destaca e faça uma mudança dentro das opções que combinem com o ambiente. Isso vai fazer uma boa diferença”, diz.

Para os móveis, a arquiteta recomenda uma alternativa mais barata do que comprar novos: trocar o estofamento. Segundo Andrea, trocar o tecido de um sofá de três lugares pode sair um quarto mais barato do que comprar um novo. “Vai ser como ter uma peça nova. A pessoa pode trazer mais cor ou até deixá-lo neutro fazendo uma composição com almofadas e uma cortina nova. Parece pouco, mas o visual muda completamente”, comenta.

Para quem não quer quebradeira para trocar o piso gasto e que já não agrada os moradores, o investimento em um bom tapete pode ser a opção. A tapeçaria passa a ser o artigo principal para quem olhar para o chão, colocando o revestimento do piso em segundo plano.

Planejamento
O casal Airton e Luana Loureiro resolver investir na renovação do apartamento este ano. A idéia é que as obras estejam prontas até o início de dezembro, para que o lar esteja pronto para receber a família no Natal.

A opção encontrada pelo casal foi pintar o apartamento, trocar o piso e ainda fazer o teto e uma parede de gesso, que acabou criando um hall na entrada da sala. “Estavamos planejando essa reforma desde o início do ano. Fomos comprando os materiais depois de muita pesquisa de preço para economizar, mas o que era para durar 20 dias já está indo para 30 e deve seguir por mais 15 para terminar a obra”, conta Luana.

O casal também preferiu fazer o mínimo de prestações para os produtos que foram comprados a prazo. “Optamos por parcelamento sem juros em alguns casos, mas dentro do nosso orçamento. Como estava planejado, aproveitamos para negociar com o dinheiro que já tínhamos, conseguindo bons descontos e promoções”, conta Airton.

Além das novas cores, piso e gesso, a família já planeja a troca de alguns móveis. “Depois, queremos mudar a decoração, pois o sofá ficou grande na sala que ganhou uma parede nova. Então, vamos mobilzar a família mais uma vez para fazermos essas mudanças, que serão bem menos complicadas do que a obra dentro de casa”, comenta Luana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.