10/02/2007

Na instalação, cada casa é um caso

Fonte: Jornal da Tarde

Para o sistema de ar condicionado funcionar perfeitamente, é preciso planejamento da instalação

Paulo Libert/AEZap o especialista em imóveisHernandez: ‘A instalação certa depende de muitos fatores, como a posição do imóvel e se há muitas janelas de vidro’

Acertar no cálculo da capacidade de um ar-condicionado é o primeiro passo para assegurar um verão mais fresco. “Isso depende de muitos fatores, como o posicionamento do apartamento, a insolação dele e a quantidade de vidros. Um imóvel no último andar, por exemplo, necessita de um sistema maior do que um intermediário”, salienta Alberto Hernandez Neto, professor de Engenharia Mecânica da USP, que recomenda a consulta a um especialista em refrigeração de ar.

A escolha do local adequado para a colocação da saída de ar também é fundamental para evitar problemas de circulação e ventilação. “É importante evitar bloquear o aparelho com um sofá ou estante, por exemplo. E quanto mais alto for colocado o aparelho, melhor”, aponta Neto.

A instalação de um aparelho de ar condicionado é relativamente simples e todo o trabalho pode ser concluído em apenas um dia. “Toda a montagem custa R$ 650, em média (fora o custo do equipamento), para um aparelho do tipo split, desde que a distância entre as peças não ultrapasse cinco metros”, comenta Wagner Potomati, consultor da Air Pol, empresa que comercializa e instala aparelhos residenciais de ar condicionado.

Os principais problemas podem aparecer na fiação elétrica, caso o morador não tenha tomado o cuidado de preparar uma tomada única para receber o eletrodoméstico. Em prédios cujos apartamento são entregues preparados para receber a instalação, a Prefeitura checa se a ligação foi feita corretamente antes de liberar o habite-se, documento necessário para que os moradores se mudem.

“Os técnicos podem efetuar a ligação ou então especificar todo o material necessário para o bom funcionamento”, indica Gerson Robaina, gerente da Casa Carrier, showroom dos produtos fabricados pela empresa.

Leia também

Aparelho tipo split é mais discreto

Selo do Procel avaliza a eficiência dos aparelhos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.