Nem sempre é fácil encontrar o imóvel ideal para alugar. A busca pode ser cansativa e desgastante, e, ao encontrá-lo, é preciso ainda estar atento a vários detalhes para não ter problemas depois de assinar o contrato de locação.
Segundo especialistas, a primeira coisa que deve ser levada em conta é a vizinhança. É importante checar, por exemplo, se não há feiras livres ou casas noturnas que possam comprometer a qualidade de vida do morador, além de checar se não há muito barulho na região ou se há obras no bairro.
“As pessoas interessadas em alugar devem verificar a localização do imóvel, como a rua, o bairro e a vizinhança, além de se informar sobre as normas internas, quando se tratar de imóvel em condomínio”, diz Ana Paula Pellegrino, diretora geral da Adbens Imóveis. Se o imóvel for comercial, é importante checar quais atividades são permitidas no local e se o imóvel possui habite-se.
Em relação às condições do imóvel, é fundamental fazer uma vistoria detalhada antes de assinar o contrato, que deve mencionar que existe um laudo de vistoria. O laudo deve ser anexado ao contrato e conter descrição detalhada da situação e condição de todos os cômodos do imóvel.
“O laudo de vistoria inclui a necessidade de contar com fotografias do local, para que não haja, posteriormente, cobranças indevidas de alguma das partes (locador e locatário). Quanto mais detalhado o laudo, melhor”, explica Ana Paula.
Caso o imóvel não esteja em boas condições de conservação, Ana Paula lembra que é possível fazer um acordo com o proprietário para uma reforma com abatimento de valores do aluguel ou um período de carência (ocupação do mesmo com um período – dependendo do tamanho da reforma – sem a cobrança do aluguel). Apesar de haver essa possibilidade, ainda são poucos os que optam por imóveis mal conservados para a locação.
“Está mais do que comprovado que os imóveis em boas condições de conservação são os mais alugados. No entanto, se o locatário optar por um imóvel em condições ruins pode, mediante acordo com o proprietário, abater o custo da reforma nas parcelas do aluguel”, diz.
Dicas
– Procure conhecer bem a vizinhança do imóvel para não ter nenhuma surpresa depois de se mudar.
– Busque informações sobre o condomínio, como regulamento interno e as atividades permitidas, em caso de imóvel comercial.
– Faça uma vistoria detalha, com descrição e fotos das condições do imóvel, e anexe ao contrato.
– Caso opte por um imóvel mal conservado, é possível negociar uma reforma com o proprietário e pedir para abater valores.