Por causa de suas áreas verdes, o Recreio dos Bandeirantes vem recebendo especial atenção do mercado imobiliário no que diz respeito à preservação da natureza. Há duas décadas, o bairro era considerado ideal para veraneio dos moradores da Zona Sul e, ao longo dos anos, firmou-se como um dos principais destinos dos empresários de construção civil.
O boom imobiliário se deu, de fato, na década de 90 com a construção de condomínios de casas. Hoje, o perfil dos imóveis na região está mais diversificado e recebe o incremento da tecnologia que permite construções ecologicamente responsáveis.
Um bom exemplo dessa nova mentalidade do mercado imobiliário será o lançamento este mês do Máximo Recreio Condomínio Resort, da João Fortes Engenharia. O empreendimento contará com iniciativas que visam à preservação do meio-ambiente como reaproveitamento da água da chuva para regar jardim e lavagem de carro, medidores individuais de água por apartamento e sensores de presença nas áreas comuns.
A empresa está envolvida também com a ONG Ecomarapendi, organização voltada para preservação do meio ambiente e pioneira na educação ambiental. Em atividade até hoje, a ONG lançou uma das primeiras campanhas de implantação de coleta seletiva do lixo voltada para reciclagem dos materiais.