11/02/2007

Negociação segura exige cuidados

Fonte: O Estado de S. Paulo

O diretor de terceiros do Sindicato da Habitação (Secovi), Humberto Martins, alerta que é necessário ter alguns cuidados básicos na hora de comprar o imóvel usado.

Uma lista extensa pode ser conseguida no Cartório de Registro de Imóveis, na Prefeitura, no condomínio ou na Justiça Federal, Estadual e do Trabalho. Das certidões que garantem uma negociação segura, as principais são a matrícula do imóvel, a certidão de débitos com a Prefeitura e documentos do proprietário.

Segundo alerta o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto, as certidões são necessárias para garantir que futuramente o bem não seja tomado pela Justiça em conseqüência de alguma ação indenizatória movida contra quem está vendendo o imóvel. Viana ressalta que os documentos de proprietários anteriores devem ser pedidos também caso o dono do imóvel não o tenha comprado por pelo menos cinco anos. “É o tempo de prescreverem as dívidas”, diz.

Além disso, o comprador deve observar o estado de conservação do imóvel. Rachaduras, mofos, azulejos e pisos soltos podem ser sinal de vazamento. As instalações elétricas também devem ser verificadas. Para evitar possíveis transtornos, Viana recomenda que se busque uma imobiliária ou corretores credenciados.

 

Leia também

Bom momento para comprar usado

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.