20/05/2007

No apartamento, um gramado verdinho

Fonte: O Globo

Piso de varanda é revestido com planta sintética e a área vira um convidativo jardim

Simone MarinhoZap o especialista em imóveisA vista para as montanhas inspirou a dona da cobertura, no Alto do Leblon, a transformar a varanda em num jardim para reuniões com amigos. Antes havia uma piscina no espaço, mas era pouco utilizada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O fato de morar num apartamento, e não numa casa, não foi um obstáculo para a economista Fernanda Barroso concretizar seu sonho de ter um pequeno jardim para um bate-papo com amigos e familiares. Para se sentir bem próxima da natureza, as paredes da varanda foram ocupadas por placas de xaxim com diferentes espécies da flora brasileira. E o piso ganhou um belo gramado… sintético, claro. Afinal, não dava para plantar grama de verdade dentro do imóvel. Como o apartamento fica no Alto Leblon, com vista para o Morro Dois Irmãos, a sensação, garante Fernanda, é a de estar na Região Serrana.

Para ter o seu canto verdinho, Fernanda abriu mão da piscina que ficava na varanda do apartamento, que é de cobertura. É que a área, explica a moradora, quase não recebe luz do sol e, por isso, era pouco utilizada. Uma outra mudança importante para o melhor aproveitamento do espaço foi o fechamento da varanda — tanto as laterais como a parte superior — com vidros transparentes. Assim, mesmo quando está frio ou chovendo, o lugar é convidativo, seja para promover reuniões ou para a leitura de um livro.

Móveis de madeira com estofados brancos e luminárias de cobre completam a decoração. E tornam o ambiente atraente também para uso noturno. Para o arquiteto responsável pelo projeto, Roberto Figueiredo, da Ouriço Arquitetura e Design, a reforma deu nova vida a uma das partes mais importantes do apartamento:

— Com os vidros, o visual não ficou prejudicado. E, como a sala é pequena, transformamos uma outra parte dessa varanda num home-theater — conta Figueiredo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.