12/05/2008

Nova linha de financiamento para compra da casa própria

Fonte: Globo online

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) decide na próxima reunião, em junho, sobre a proposta do Governo federal de liberar recursos do fundo para financiamento de empresas na construção da casa própria para os funcionários.

A tendência é que o Conselho aprove a medida, que deve remanejar até R$ 2 bilhões. A decisão sobre o valor do crédito habitacional ainda depende de avaliação de técnicos do Governo e da Caixa.

A linha de financiamento estará disponível a juros de 8,16% ao ano mais a Taxa Referencial (TR) , os mesmos das operações do FGTS.

Demanda em alta

O Governo explica que a proposta vai beneficiar empregadores e trabalhadores. Primeiro, porque atenderá a uma demanda crescente do setor empresarial, especialmente do que tem se deslocado para outros estados e busca recursos do FGTS para financiamento em unidades da Caixa. Segundo, os trabalhadores terão o direito de reivindicar este benefício nas negociações com os empregadores.

O Governo lembra as empresas interessadas nessa modalidade de empréstimo, caso aprovada pelo Conselho, que se trata de um benefício para promoção da política de recursos humanos e não permitirá qualquer tentativa de especulação imobiliária.
Não haverá restrição por parte do Governo sobre o tipo de benefício concedido aos empregados, podendo as empresas vender, emprestar ou arrendar os imóveis que construíram aos seus funcionários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.