01/04/2013

Nova menina dos olhos, praia do Campeche atrai investimentos imobiliários

Nova menina dos olhos, praia do Campeche atrai investimentos imobiliários

Fonte: Revista do ZAP

Moradores, turistas e investidores fazem da costa leste de Florianópolis uma das regiões mais atraentes para se viver

Localizada a cerca de 15 km do centro da cidade, o Campeche é, atualmente, um dos points mais badalados do verão – e também do inverno – da Ilha de Santa Catarina.  Em 3,5 km de faixa de areia misturam-se moradores, surfistas, visitantes, turistas e aventureiros. Dono de uma praia de mar grosso e ondas fortes, e uma pequena ilha com o mesmo nome, nos últimos anos o Campeche se tornou um dos bairros de Florianópolis mais visados para se viver.

praia do campeche-costa leste-florianópolis

 

A notoriedade do Campeche começou no início dos anos 2000, quando a então inexplorada Praia do Riozinho passou a chamar a atenção dos turistas e da mídia. Nessa época, a Secretaria de Turismo de Florianópolis estimou que as areias do Riozinho passaram a receber 15 mil pessoas por dia, na alta temporada. O que era um local quase “secreto”, conservado dessa forma pelos nativos, tornou o sul da Ilha um lugar atrativo, que trouxe para a cidade uma nova forma de diversão e um novo mercado para investimentos.

A capital catarinense, como já é sabido, tem um mercado imobiliário bastante  aquecido e dinâmico. E com toda essa visibilidade, as regiões sul e leste da Ilha de Santa Catarina passaram a receber melhorias por parte do poder público, aparecendo também na lista de espaços valorizados em Florianópolis. Obras como o elevado do Trevo da Seta e a duplicação da rodovia SC-405 tornaram o acesso a essas localidades ainda melhor, corroborando para o crescimento daquela região.

Além disso, o último relatório divulgado pela FATMA (Fundação do Meio Ambiente) apontou que o Campeche está entre as 33 praias de Santa Catarina que tiveram entre 99% e 100% das coletas próprias para banho. O relatório de balneabilidade mede a qualidade das águas destinadas à recreação, e seu indicador básico para esta classificação, em termos sanitários, é a densidade de coliformes fecais.

A grande mudança com relação à costa leste, em termos imobiliários, vem acontecendo há cerca de dois anos. Começou com o desenvolvimento habitacional, passando agora ao crescimento comercial. Para quem escolhe a praia para morar, o Campeche possui atualmente uma boa estrutura com supermercados, lojas, hotéis, restaurantes e todos os tipos de serviços. Os loteamentos e condomínios fechados ainda são os mais procurados, mas existem inúmeros empreendimentos imobiliários na região.

Geraldo Rossi, da Buzz Inteligência Imobiliária, aponta que três fatores são determinantes para explicar esse desenvolvimento: natureza, fácil acesso e uma nova leva de empreendimentos diferenciados. Segundo Rossi, o fato do Campeche ser a praia de mar aberto mais próxima do centro da cidade atrai pessoas que buscam qualidade de vida. Os moradores do Campeche são, de modo geral, pessoas que incluem a prática de esportes e a preservação da natureza entre suas prioridades.

Além disso, segundo dados da Prefeitura de Florianópolis, esta foi a segunda região que mais teve alvarás concedidos durante o ano de 2012. Para a equipe da Buzz, mais um fator que alavancou a vinda de empreendimentos diferenciados, com arquitetura moderna e alto padrão – haja vista os condomínios do Novo Campeche e também da Lagoinha do Campeche.

Para o investidor Antônio Rossetto, comprar um imóvel em Florianópolis, hoje, é garantia de um investimento rentável e, principalmente, seguro. Morador do Campeche há três anos, Rossetto afirma que o bairro não foge à regra: “o Campeche acompanha e reforça a valorização dos imóveis em Florianópolis que, atualmente, tem uma média de 15% ao ano”, diz. Assim, durante os 12 meses do ano, o Campeche busca manter um alto padrão de qualidade.

Assim como tantas outras praias de Florianópolis, o Campeche tem a difícil missão de não cair nas armadilhas do turismo e dos investimentos predatórios. A praia tornou-se referência para turistas e investidores do Brasil e de outras partes do mundo, passando a atrair pessoas em busca de oportunidades ligadas ao bem estar e à qualidade de vida.

Leia mais:
>> Veja imóveis à venda na praia do Campeche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.