13/03/2013

Novas regras para construção devem acabar com conflitos em condomínios

Fonte: ZAP Imóveis

Graças à nova norma técnica da ABNT, todos os empreendimentos que forem protocolados a partir de julho terão de atender novas exigências acústicas

O barulho da área de lazer ou a bagunça do vizinho que mora no andar de cima ou ao lado podem estar com os dias contados em um condomínio.

Graças à norma técnica NBR 15.575, da ABNT, todos os empreendimentos que forem protocolados nas prefeituras, a partir do próximo dia 19 de julho, terão de atender algumas novas exigências de construção que devem contribuir para o fim dos conflitos em edifícios.

Segundo os especialistas, o desempenho acústico dos ambientes deverá ser o de maior relevância entre as novidades (Fotos: Banco de Imagens / Think Stock

Entre as principais mudanças nos padrões, o desempenho acústico dos ambientes deve melhorar significativamente. Pisos, alvenaria, revestimentos e até vedações verticais internas e externas precisarão inibir os níveis máximos de ruídos.

“Há uma grande quantidade de projetistas que ignora as normas. Agora, isso deve mudar. Todos os segmentos de imóveis devem atender estes novos critérios”, apontou Maria Angélica Covelo, diretora da NGI Consultoria, durante a Feicon Batimat, feira de construção civil que acontece nesta semana em São Paulo.

Além do viés acústico, as construtoras terão de se preocupar com os novos parâmetros técnicos para vários requisitos importantes de uma edificação, como desempenho térmico, segurança, iluminação, durabilidade, garantia e vida útil do imóvel.

“Há estatísticas que mostram que tem pessoas morrendo por causa de pisos escorregadios ou desníveis inadequados no chão. Temos de mudar isso”, afirmou Maria Angélica.

“Daqui para frente, as construtoras que quiserem se destacar no mercado terão de oferecer inovações tecnológicas e moradias com desempenhos acústicos superiores”, completou Alberto Safra, diretor da Aubicon, empresa que atua neste ramo.

No entanto, esta melhora na experiência de se morar em um condomínio não deve sair de graça para o consumidor. Segundo especialistas ouvidos pelo ZAP Imóveis no evento, os preços devem ser repassados nos custos das obras.

Além do viés acústico, as construtoras terão de se preocupar com os novos parâmetros técnicos de desempenho térmico, segurança, iluminação, durabilidade, garantia e vida útil do imóvel

“Estas melhorias vão impactar nos preços dos imóveis, sem dúvida. Acredito que os projetos mais populares serão os mais impactados por causa disso. Nos empreendimentos de médio e alto padrão, este aumento vai depender de cada incorporadora”, avaliou Carlos Alberto Borges, relator da norma da ABNT e vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do Secovi, o sindicato da habitação.

A 19ª edição do Salão Internacional da Construção (Feicon Batimat) acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e são esperados cerca de 130 mil visitantes até o próximo sábado, último dia do evento.

56 Comentários

  1. Isso sim…ja deveríamos exigir essas responsabilidades. afinal existe a norma que realça os estados limites de serviço e de utilização… e alem disso temos que ter profissionais competentes para fiscalizarem as obras.

  2. Ate que enfim, isso tem q ser lei para acontecer, mas é preciso ficar de olho, para q as construtoras nao com tanto a mais por isso.

  3. Sobre a norma NBR 15575 da abnt ,eu entendo que é muito importante , principalmente o isolamento acustico , porque ja existem pessoas com traumas sobre o sono porque foi acordada com ruidos do vizinho ,causando insonia e baixa qualidade de vida por muito tempo .Se deus quiser anorma 15575 vai se estender por todo o pais .

  4. Sou aluno de Engenharia Civil e pretendo no Futuro ter uma construtora que se destaque no Mercado de Trabalho.Essas inovações em tecnologia são otimas, na minha visão o que importa não é o preço a pagar, mas sim o conforto, segurança e o bem estar de quem adiquire um imovel em condominio.creio que agora a busca por esses luxos tornara ainda maiores.

  5. Muito simpática essa idéia. Isto significa humanização e qualidade de vida.Sabemos que ninguém vive “isolado” nem pode fazer nada sozinho, porém isolar o barulho é algo pontual, nessa vida tão bela.Parabéns pelas idéias.

  6. Puxa é uma vergonha que nesse país tenha de se fazer adaptações em obras contra “perturbação do sossego” ao invés de se educar os Brasileiros “mal educados” ou até mesmo se faça leis mais rigídas para coibir este tipo de abuso!

  7. Uma péssima matéria, pois simplesmente não diz o principal: a partir de quando valem as referidas normas. Que absurdo alguém publicar um texto fraco como esse…

  8. E como ficarão as festas com SOM abusivamente alto, e além disso até altas horas ? Mas quem vai fazer a fiscalização ?

  9. Se já existia uma norma e nunca foi obedecida, será que agora vai funcionar ou mais uma vez neste nosso Brasilzinho será engavetada o que estar por vir? e pq esperar até julho uma coisa já existente que somente será um adendo no que já existia.Eu tenho minhas dúvidas.

  10. Até que enfim alguém toma uma atitude!Chega de tomar remédio para dormir, de reclamar com o síndico, de ter que sair de casa por causa de vizinhos……..Tomara que seja verdade!!!!!!!!!!!!!!

  11. eSSE NEGOCIO DE BARULHO DE VIZINHO, JA DEVERIA ESISTIR UMA LEI QUE PROIBE QUALQUER BARRULHO QUE INCOMODE SEU VIZINHO. E UMA LEI COM PUNIÇÃO, VAMOS MEXER NO BOLÇO DESSA GENTE QUE ELAS SE INCOMODAM TEMBÉM

  12. Não se falou em uma nova modalidade de cômodo muito em voga e de péssima iniciativa da área de construções. A Varanda Gourmet. Pelos seus inconvenientes melhor seria redefinir áreas como, Cozinha e Área de Serviço tornando-as aptas a comportar o uso nas suas finalidades, afinal Varanda é um recanto de relaxamento, sossego pessoal e contemplação do visual externo, jamais ambiente de prosseguimento de cozinha com churrasqueira e correlatos pois além de ser inconveniente para o próprio morador, pior ainda para os vizinhos que serão obrigados a respirar odores diversos de comidas e sufocar-se com a fumaça dos churrascos que, a bem da verdade serão tendentes a gerar conflitos de vizinhança. Vamos pensar pessoal, alternativas existem muitas, é só usar a inteligência e sobretudo o Bom Senso.

  13. ESSE NEGOCIO DE BARULHO DE VIZINHO, JA DEVERIA EXISTIR, UMA LEI QUE PROIBE QUALQUER BARRULHO QUE INCOMODE SEU VIZINHO. E UMA LEI COM PUNIÇÃO, VAMOS MEXER NO BOLÇO DESSA GENTE QUE ELAS SE INCOMODAM TEMBÉM

  14. Ótima notícia…Essa normativa irá melhorar e muito a qualidade de vida. É lamentável discutir,ir a assembleias para solicitar ao vizinho que não incomode o próximo. E chamar sindico para resolver esses problemas tão infantis.

  15. é uma otima ideia pois moro em um lugar que faz anos que estao construindo ao redor de minha casa nao aguento mais ..tudo barulho sujeira eo perigo obigada.

  16. Que ótima notícia,porque cada dia que passa esta cada vez mais insuportável viver em apartamento, por causa de tanto barulho. Tomara que logo também as regras da utilização do espaço do condomínio sejam mais rigorosas, com horários e conservação do local

  17. estou completamente de acordo, pois temos que procurar novas tecnologias e inovação para o mercado, dando nassim possibilidade a um conforto e privessidade entre visinhos.

  18. Que ótima notícia,porque cada dia que passa, esta cada vez mais insuportável viver em apartamento, por causa de tanto barulho. Tomara que logo também as regras da utilização do espaço do condomínio sejam mais rigorosas, com horários e conservação do local

  19. acho de grande magnitude essa medida,pois existem pessoas incapazes de viver em apartamentos,deveriam morar no meio do mato,pois correm dentro de casa,usam salto antes do amnhecer e até de madrugada sem nenhum critério ao bem estar do vizinho.não importa se o vizinho esta apenas querendo dormir ou adoentado.

  20. gostaria de parabenizar todos por esta nova regra creio que sera muito bem vinda a todos,que compra um empreendimento parabens creio que é mais uma grande conquista para todos

  21. Eu adorei essa idéia, pois ande eu moro não tenho sossego com o visinho do lado. moro no 1º andar e tem o vácuo da garagem se pisar com mais força no chão já faz barulho, sem contar que as crianças do visinho do lado pula, corre é um barulho terrivel. Com essas mudanças vai ficar mto melhor, agente paga mais mas tem tranquilidade.

  22. Tenho vizinho no andar de cima que adora tomar banho de madrugada, acordo com o barulho e custo a dormir de novo.A descarga na peça sanitária é terrível, entendi que preciso mudar de residência, se reclamar o vizinho jamais vai ter o bom senso de mudar o horário de banho. No fim…fica prevalecendo a boa educação, Mas…é querer demais não?

  23. Gostaria de saber se é só em condominios pq moro em uma rua sem saida e é um inferno meus vizinhos é churrasco até na rua

  24. Deveria ter uma lei assim para os que já existem,perturbando o sossego da gente,de madrugada,atarde,a noite…de domingo a domingo…

  25. Comprei um apartamento faz um ano e três meses, vivo com barulho todos os dias de vizinhos que não respeitam regras, estou até doente de passar nervoso diarimente, essa lei deveria existir a muito tempo, pq antes gastar na hora de comprar do que depois gastar com rémedios

  26. Parabéns! Até que enfim os profissionais do ramo atentaram por este problema gravíssimo, que tira a tranquilidade de uma infinidade de pessoas…

  27. ate que fim,uma decisão sabia,porem se for como as leis desse pais ou a lei seca nada vai mudar,e queremos ser pais de primeiro,como eu queria ver isso,irei rezar para o novo ´papa quem sabe ele tras na sua visita ao brasil uma mudança de cabeça

  28. Moro ao lado de uma academia que chamam de academia de ginástica,mas que na realidade parece uma creche, um lugar de ritual de macumba, um lugar de doidos que gritam e falalm alto. Por várias vezes solicitei que diminuissem o barulhoa, mas foi em vão, até que um dia chamei a polícia, a qual não resolveu nada.Essa academia pertence também ao colégio da vila Matilde, na Rua dona Escolástica Melcherte da Fonsecam próximo ao número 103.

  29. Muito bom! Já estava passando da hora da NBR junto as prefeitura se manifestarem em relação a isto, pois o ecômodo é muito grande… Além disso, todas as empresas do segmento terá de se atualizar para as novas tecnologia…

  30. como ficam os imoveis da minha casa minha vida em cidades que o custo jah estah no maximo? com certeza terao mais custos com essa norma.

  31. OLA ACHO ÓTIMO ESSA ATITUDE, COMPREI UM APE ALTO PADRÃO, DE ALTO SÓ O MEU ANDAR 16, PORQUE O RESTO TIVE REFAZER TUDO DE NOVO , NÃO SÓ EU, MAIS TODOS OS COMPRADORES, TUDO DE PESSIMA QUALIDADE, E COM A REFORMA DE TODOS, DESTRUIU O ELEVADOR DE SERVIÇO ESTA TUDO DETONADO, ACHO QUE ELES TEM QUE ENTREGAR O EMPREENDIMENTO APTO PARA MORAR, JÁ GASTEI MAIS DE R$ 200.000,00 PRA DEIXAR MAIS OU MENOS, ISSO TEM QUE ACABAR…. UM ABRAÇO … EDNA.

  32. Toda norma que visa melhorar a qualidade de vida é muito importante para todos moradores de um condomínio.Ainda há muitas outras normas que surgirão visando o bem-estar do todos.

  33. achei uma boa ideia com esse projeto vai acabar com os barulhos dos vizinho que nao^respeita o direito dos outros barulho so projudica a saude ,audicao imagine perder a audicao por causa de barulho…….

  34. Eu moro entre dois salões de festas, que no caso, não tem proteção acústica nenhúma, o que posso fazer, para que eles não incomodem com suas festas? Pois sou filho de uma senhora de idade.

  35. A Norma é ótima, porém não pode-se esquecer que deve englobar também o poder de fiscalização dos órgãos competentes, mais será que hoje no Brasil há profissionais em quantidade suficiente para executar as fiscalizações, será que o consumidor de baixa renda pode pagar por isso, hoje os porjetos para obras consomem pouco tempo e chegando ao cumulo de serem banalizados em alguns casos com preços totalmente inferiores não há propaganda dos conselhos de arquitetura e engenharia tentando imputar na cabeça do consumidor a importância dos projetos, será que esta norma também não é de cunho mais CONSUMISTA visando aumentar a quantidade de produtos a serem gastos em uma edificação. Acho muito importante a norma mais pode ser um tiro no pé, acho um absurdo em um país em desenvolvimento se demorar tanto para avaliar um projeto por parte dos agentes de fiscalização. Temos que melhorar mais melhorar antes dentro das casas públicas que estão sem estruturas, hoje quem ás vezes tem que se arriscar em fazer a obra depois correr atrás dos avarás, falo de residencias, absurdo a demora de até 60 dias para aprovar um projeto a arma do Bom Senso não está sendo usada.

  36. ola!moro ao lado a divisa e um muro q nao cobre totalmente a poluiçao sonora e muito e poluiçao ambiental devido aos caminhoes velhos que consertam nesta oficina mecanica no centro nao no centrao da cidade e quero saber se esta lei entra tambem para o meu caso por favor me responda o mais breve possivel faz muitos que venho sendo incomodado com esta oficina e a prefeitura e os orgaos competentes nao dao jeito meu emai joaocamargos2008@hotamil.com obrigado

  37. Os primeiros passos foram dados, normalizar e exigir o compromisso de seguimento. Falta ainda regulamentar para que o não atendimento não seja percebido somente quando os moradores se sentirem incomodados. A obtenção do “Habitese” deveria estar vinculada a uma inspeção e verificação deste e de outras obrigações quanto ao código de edificações.

  38. Pessoal isso é para futuras construções, que terão seus custos repassados aos compradores, é o que nós chamamos no Canada de custo brasil

  39. Até que enfim. Hoje, ouve-se de espirros do vizinho a brigas de casal…No entanto, se os preços dos imóveis novos já estão caros, imaginem com esse repasse para o consumidor. Além do fato da inspeção quanto ao cumprimento da ABNT.

  40. OI EDNA, TAMBÉM TIVE QUE REFAZER TUD0 DE NOVO.OU SEJE, FIZ DUAS VEZES.SÓ QUE GASTEI MAS QUE VOCE, GASTEI 300.000,00. mI MANDA O FONI DU TEU PEDREIRO. O MEU TÁ CARICIMO. BOA SORTE. GUD LUQ!

  41. É MAIS UMA LEI QUE TA VINDO PRA SE CRIAR MAIS UMA DIFICULDADE E É CLARO COM O OBJETIVO DE VENDER SUA RESPECTIVA “FACILIDADE”

  42. MORO EM SANT ISABEL NA GRANDE SÃO PAULO É UMA VERGONHA A MINHA RUA ESTA PRÓXIMO AO CENTRO E NÃO SE FAZ LIMPESA (NINGUEM FAZ NADA PARA AJUDAR O CIDADÃO.

  43. Moro em um condomínio com sete prédios e meu apartamento fica no segundo andar onde ao lado nas dependências do condomínio foi construído uma churrasqueira para uso dos condôminos, mas o uso tem sido para diversos eventos e nestes eventos tem se utilizados de som muito auto e grupos de pagode e samba, o local é aberto sem paredes para conter o barulho. existe alguma lei que proíba o uso deste ambiente com som até que seja feito o tratamento acústico.

  44. Realmente, morar em apartamento nunca mais, ninguém respeita as normas. Os únicos emprendimentos que visitei e gostei do que vi, que realmente estão dentro das normas, inclusive com lajes acústicas nas áreas sociais e banheiros, foram os da PORTE Construtora na região do Tatuapé, que mesmo não sendo um absurdo de caro, por volta de R$ 8 mil o metro quadrado, valriam a pena, mas infelizmente não são para o meu bolso.

  45. Senhores isto já é um grande passo, mas não podemos esquecer de local do condomínio que vem gerando grandes problemas. A garagem, constroem os PRÉDIOS e esquecem de criar vagas para carros que de para você entrar e sair sem amassar o carro do vizinho.

  46. Sempre sobra para o consumidor,só aumenta o lucro das construtoras, o imóvel diminui e o preço aumenta, elas economizam em tudo.Sou corretor de imóveis no Rio de Janeiro e temos o M2 muito CARO.

  47. Para o futuro acredito ser esta uma boa medida, pois a prevenção sempre é bem-vinda. Mas, e para atualidade, continuaremos no caos da falta de civilização dos nossos vizinhos barulhentos? E a lei do silêncio que na maioria das vezes não funciona? É tempo de repensarmos as condições de moradias de nosso pais, pois, a falta de educação, assola não só a população de classe menos favorecidas, mas, também as demais classes (média e alta); infelizmente, no nosso país educação ainda não é prioridade.

  48. Porque nao fazem empreendimentos que so tenha o necessario para a vida cotidiana. Nem nos bairros da periferia existe mais “area de lazer”. So nas favelas…

  49. Isso já era prá existir desde sempre. Tenho uma vizinha chic que anda de salto até ás 3 da manhã, no domingo ela levanta as 7 e calça bota de salto 10cm e anda o tempo todo como se morasse nas cavernas. Tá louco!!

  50. Achei muito importante essas normaspara melhorar a qualidade e a garantia dos imóveis.Haverá uma seleção natural dos construtores,aqueles que buscam a qualidade sairão fortalecidos,os maus contrutores,serão banidos do mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.