17/12/2009

Novo site reúne imagens e textos sobre vida e obra do arquiteto Oscar Niemeyer

Fonte: O Globo
Casa das Canoas, de Oscar Niemeyer (Foto: Divulgação)
Casa das Canoas, de Oscar Niemeyer (Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro – Para comemorar os 102 anos de vida de Oscar Niemeyer, completados nesta terça-feira, a Fundação Oscar Niemeyer lançou um novo site, totalmente interativo, com 60 trabalhos do arquiteto. O espaço virtual traça uma linha do tempo, dividida em vida, obra, Brasil e mundo. O projeto do site é da dupla de designers Pedro Segreto e Marcelo Alt, da Caos Vídeo & Design!. Para tornar a navegação ainda mais rica, foi incluída a ferramenta Google Maps, que permite que as edificações sejam localizadas no mapa das cidades. Para Pedro Segreto, o site conta um pouco da história da arquitetura do século XX.

“Antes, o site era um espaço ilustrativo. Agora, além de ser uma obra em movimento, se tornou uma ferramenta de estudo. Buscamos inspiração nas linhas curvas para desenvolver o layout, mas sem nos apoiar nos croquis do Niemeyer. O formato adotado permite o acesso a todas a informações, de uma forma fluida, lúdica”, diz o designer Pedro Segreto.

O passeio pelo site de Niemeyer pede fôlego. Para começar, na linha do tempo “Obras”, o internauta tem acesso ao acervo, com fotos e informações, escritas pelo próprio arquiteto, de cada obra, como a Casa Canoas, o Ministério da Educação e da Saúde, o Museu de Arte Moderna de Caracas e o croqui do Centro Musical.

Já em “Vida”, é feito um passeio saudoso pelos momentos marcantes de Niemeyer. São histórias e imagens de sua infância e o período em que se formou na Escola das Belas Artes. Tem também o cenário que preparou para a peça Orfeu da Conceição, do poetinha Vinicius de Moraes, com trilha sonora do maestro Antônio Carlos Jobim.

Ao passear pela linha cronológica “Brasil”, são encontradas descrições de importantes edificações modernistas e depoimentos de Niemeyer sobre fatos marcantes do século XX, como o suicídio do presidente Getúlio Vargas e a deposição do presidente João Goulart. Por último, em “Mundo”, são apresentados textos e imagens que contextualizam a arquitetura, a arte e a política na história mundial.

Além de navegar por toda a história de Niemeyer, o internauta pode ainda ter acesso a notícias que são atualizadas periodicamente pela Fundação. E o site não vai parar por aí. Em janeiro, começam a ser publicados vídeos com o arquiteto. Até o meio de julho, os textos terão tradução para o inglês.

LEIA MAIS:

SELO VERDE BRASILEIRO GANHA PROJETO PARA CASA-PROTÓTIPO

HÁ OPÇÕES PARA TODOS OS GOSTOS, DE IMÓVEIS SIMPLES AOS MAIS LUXUOSOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.