30/10/2006

Novo zoneamento mexe com a cidade

Fonte: O Estado de S. Paulo

Antes de comprar ou vender é importante saber qual é a zona onde está o imóvel

Sebastião Moreira/AEZap o especialista em imóveisOperação Águas Espraiadas: ligação até Rodovia dos Imigrantes

A Lei de Zoneamento da cidade de São Paulo vai ter reflexos na vida dos moradores na hora da compra ou venda de imóveis tanto para morar como para abrir um negócio.

Sancionada na quinta-feira pela prefeita Marta Suplicy (PT), a atualização da Lei do Zoneamento, que entre em vigor em 25 de dezembro, complementa o Plano Diretor da cidade, que determina as diretrizes básicas para distinguir áreas ambientais de áreas residenciais e comerciais, por exemplo.

O vice-presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), Cláudio Bernardes, explica que a cidade foi dividida em duas macroáreas: Proteção Ambiental e outra de Estruturação e Qualificação.

A lei influencia a vida dos cidadão à medida que determina o que pode e o que não pode ser feito em determinadas zonas da capital. “As pessoas que compram ou vendem imóveis para morar ou montar um negócio tem de entender o que pode fazer naquela zona urbana”, afirma Bernardes.

Existem os parâmetros de incomodidade que determinam se uma zona é somente residencial, mista com comércio, industrial ou de proteção ambiental. “Há a incomodidade de barulho, hora de carga e descarga, radiação, emissão de gases ou fumaça, vibração, pro exemplo, para usos fixos e instalados na área”, explica.

Bernardes diz que na hora de comprar um imóvel a pessoa deve saber exatamente qual a zona daquela área, se é exclusivamente residencial, mista e se for assim até que ponto e que tipos de comércios podem ser instalados ali.

Ele explica que no caso das operações urbanas, como a Operação Água Espraiada que vai ligar a avenida à Rodovia dos Imigrantes na zona sul,a vida do entorno sofre modificações. “Nestas áreas há intervenções urbanas previstas.” Além disso, há pontos como a área de determinação específica, o coeficiente de potencial construtivo e gabarito que determinam as dimensões e altura da construção.

Serviço – Informações no site www.secovi.com.br
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.