24/11/2008

O compromisso de NY com o meio ambiente

Fonte: O Globo

Cidade ganha seu primeiro prédio auto-suficiente em energia. Projeto ganhou prêmio

Rio de Janeiro – Até mesmo Nova York, o paraíso do consumismo, passa a se interessar pela preservação do meio ambiente. O projeto do primeiro prédio da cidade, que produzirá toda a sua energia, venceu o Holcim Awards América do Norte, concurso que estimula a arquitetura sustentável e que tem versões em todos os continentes. Trata-se do Solar 2 Energia Verde, Centro de Artes e Educação (S2), neutro em emissões de carbono da cidade, assinado pelo arquiteto Christopher Collins.

Uma espécie de cortina de vegetação vai cercar todo o S2. No telhado, placas fotovoltaicas vão captar a luz do sol para transformá-la em energia, atendendo a 100% da demanda elétrica do prédio. Haverá ainda um telhado verde que ajudará a reduzir a carga de refrigeração, além de espelhos d””água que vão propiciar conforto térmico.

Para calefação dos ambientes, haverá 24 poços que converterão a água subterrânea em vapor, a chamada energia geotérmica. O projeto inclui ainda a coleta de água da chuva em tanques para tratamento e uso na irrigação e nos lavatórios e mictórios de baixo consumo.O S2 foi reconhecido como uma das 14 iniciativas já existentes do PlaNYC 2030, o programa lançado pela prefeitura local para transformar Nova York, até 2030, numa cidade que respeita o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.