23/03/2007

O momento é bom para investir

Fonte: Jornal da Tarde

Especialistas do mercado apontam crescimento de 85% na oferta de financiamentos

DivulgaçãoZap o especialista em imóveisLançamento da Lello Locações e Vendas, que aposta no ‘boom’ do mercado por conta da boa oferta de financiamentos baratos

Destaque recorrente nos noticiários em todo o mundo, o ‘boom’ observado no mercado imobiliário internacional não está restrito apenas às nações mais ricas. Com a queda gradual dos juros bancários, o investimento em imóveis tem se tornado, além de seguro, mais atraente no Brasil. Fato que, desde meados do ano passado, tem alavancado as aplicações no ramo. Um ‘boom’ no mercado, só que mais positivo e otimista do que aquele em curso nos EUA e Reino Unido.

“Este é, realmente, o momento certo para quem quer comprar imóveis para investimento. Os juros mais baixos aumentam a rentabilidade dos ativos e favorece o investidor”, atesta o diretor-geral da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário (Abecip), Osvaldo Correa Fonseca.

Assim como ocorreu com o crédito imobiliário, que cresceu 85,8% no mês passado, o financiamento para a produção (àqueles que constroem para alugar ou vender) apresentou expansão significativa nos últimos meses. No ano passado, foram 45 mil unidades financiadas, e, somente entre janeiro e fevereiro deste ano, os empréstimos para a construção de 6 mil novas residências somaram R$ 630 milhões. “Pode se dizer, sim, que o ‘boom’ está se iniciando. Investir em imóveis é a bola da vez”, completa Fonseca.

E espaço para crescer, ele garante que tem. “O mercado está pulverizado, e a demanda é muito grande. Mesmo produzindo 1,5 milhão de unidades por ano, o Brasil ainda tem um déficit habitacional de sete milhões. Ou seja, precisamos produzir ainda mais”, avalia.

O bom momento do mercado imobiliário também foi destacado por corretores e consultores ouvidos pela reportagem. Eles alegam que, embora seja considerado um investimento conservador e de baixa rentabilidade, a aquisição de imóveis para locação ainda é uma boa opção para quem tem um capital e quer aplicá-lo.

“A rentabilidade oscila de 0,7% a 1,4% do valor do imóvel ao mês. Mas quando se pensa no resultado do investimento, não se deve pensar só no retorno do aluguel, mas também na valorização do imóvel. Em algumas regiões, os imóveis valorizaram até 30%”, afirma a gerente-geral de locação e vendas da Lello Locação e Venda de Imóveis, Roseli Hernandes.

Os imóveis mais rentáveis, inclusive, são os de um ou dois dormitórios, considerados de médio e baixo padrão, que, segundo Roseli, já estão em falta no mercado. “A demanda por esse tipo de imóvel é muito grande. Por isso, é um ótimo investimento.”

Leia também

Pesquise as ofertas do mercado

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.