30/10/2006

O que avaliar na hora de comprar um imóvel

Fonte: O Estado de S. Paulo

Parece uma equação difícil de resolver quando se está à procura de um imóvel. Uma maratona para conciliar todos os requisitos importantes . Entretanto, há alguns cuidados básicos que devem ser considerados. Por exemplo, procure analisar o custo/benefício por quilômetro quadrado de um empreendimento imobiliário, levando em consideração o que é mais importante, além das características construtivas, tais como: área, número de dormitórios, vagas de garagem, segurança do local, proximidade do trabalho, infra-estrutura da região, entre outros fatores.

A partir daí, procure agregar valores que são importantes para sua decisão, pois não são somente o preço e as condições de pagamento que devem ser atrativos, mas é o conjunto que tem de ser favorável. Ou seja, o imóvel em si, o térreo, a rua, o bairro, a infra-estrutura de serviços, o lazer, as escolas e, principalmente, o requisito que atenda ao seu objetivo, que agrega valor para você.

Se você quer segurança, por exemplo, lembre-se que nenhum lugar é seguro para os desatentos e indisciplinados. Até pouco tempo atrás, morar em casas de ruas era considerado um perigo, no entanto, o noticiário vem mostrando roubos a edifícios.

Condomínio fechado com toda segurança é do portão para dentro. Já do lado de fora, o risco é idêntico. Isso significa que a segurança depende também de cada um. Péssimos hábitos de moradores, motoristas, porteiros e zeladores, se modificados, podem reduzir riscos desnecessários.

Quanto a morar perto do trabalho, sem dúvida nos dias de hoje a qualidade de vida e a diminuição do estresse podem estar associados a esta decisão.
Mas não se esqueça de que não basta atender a este requisito se o local do trabalho não oferecer a segurança e não permitir um bom convívio social e de lazer.

Convívio social e lazer, muitas vezes, encontram-se no próprio empreendimento, principalmente os modernos, que possuem térreo em que se pode praticar esportes e uma vasta área de lazer. Outro fator positivo é que esses empreendimentos estão localizados em bairros em que, no raio de um quilômetro quadrado, é possível desfrutar de excelentes bares e restaurantes, além de cinemas, escolas e shopping centers.

Depois de toda a soma de requisitos e subtração de fatores indesejáveis, o importante neste contexto é procurar agregar valor, buscando o maior número de benefícios para que a decisão seja a correta. Não procure apenas preço, condições de pagamentos ou o melhor desconto para pagamento à vista.

Os valores e a condição de pagamento são importantes, mas não é tudo. O que vale é estar feliz e satisfeito no local escolhido para viver as melhores horas de convívio com a família. Por isso, tome a decisão certa, agregue valor.

*Feliciano Giachetta é diretor da FGi Negócios Imobiliários 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.