17/06/2013

Obra do Cais Mauá deve começar em julho de 2013

Obra do Cais Mauá deve começar em julho de 2013

Fonte: Revista do ZAP

Se o prazo estimado em 11 meses for cumprido, Porto Alegre receberá a Copa de 2014 com uma nova área de lazer para turistas e moradores

Quem pensou em ignorar sucessivos adiamentos de cronograma para um dia degustar um chope à beira do Guaíba, na área revitalizada dos armazéns do Cais Mauá, já pode tirar a ideia da gaveta. Com a liberação das licenças para a primeira etapa da obra, em cerimônia simbólica marcada para esta segunda-feira, dia 17 de junho de 2013, no pórtico central, a previsão do governo do Estado é de que os trabalhos comecem em 15 dias.

cais do porto

 

Se o prazo estimado em 11 meses for cumprido pelo Porto Cais Mauá do Brasil, consórcio responsável pelo empreendimento, Porto Alegre receberá a Copa de 2014 com uma novíssima área de lazer disponível para turistas e moradores.

O cronograma será apresentado na tarde de segunda-feira, dia 17, quando o governador Tarso Genro e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, entregarão a autorização de trabalho específica para a área dos armazéns. Trata-se do local onde ficarão bares, restaurantes, livrarias e espaços públicos. A parte destinada à construção de um shopping center e de três prédios comerciais, segunda etapa do projeto, só terá início após a entrega dos armazéns. Ou seja: depois da Copa, até porque ainda são necessários estudos de impacto ambiental e finalização de projetos para este trecho. Quando concluído, o cais revitalizado ocupará uma área de 2,5 quilômetros, entre a rodoviária e a Usina do Gasômetro.

O ato simbólico ocorre sem que a documentação da primeira fase esteja completamente liberada. Conforme anuncia a prefeitura, por meio de nota, ainda faltam as autorizações para o pórtico, além dos armazéns A e B.

Este destrave deve ocorrer nos próximos dias, estima o chefe da Casa Civil do governo Tarso, Carlos Pestana. É visto com um certo alívio pelas autoridades. Porque o processo de gestação do novo cais viveu momentos turbulentos, com mudanças de prazo. Para se ter uma ideia, em dezembro de 2012 a expectativa do Porto Cais Mauá era iniciar a primeira etapa até março e finalizá-la em abril de 2014.

E isso que, em novembro de 2011, falava-se em operários trabalhando em março de 2012. Àquela altura, recém se havia destravado um dos grandes nós do empreendimento — a posse do terreno —, com o fim de uma disputa judicial envolvendo Estado e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Só em agosto de 2012 o projeto voltou a ganhar fôlego, com a divisão entre shopping, centro de lazer, armazém e torres comerciais. Os prédios comerciais ficarão perto da rodoviária e vão ajudar o consórcio a recuperar o investimento superior a R$ 500 milhões — no que o shopping, ao lado do Gasômetro, também terá papel importante.

“A licença para as obras é um grande passo, porque permite finalmente o início da revitalização do Cais”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento e Assuntos Especiais, Edemar Tutikian.

O que vem por aí
Confira os prazos estimados para as etapas da obra:

Em cerca de 15 dias — Início das obras da primeira fase do Cais (pórtico e armazéns)

Junho/2014 — Entrega da revitalização do pórtico e dos armazéns

Indefinido — Início da segunda fase (shopping e prédios comerciais). Depende da aprovação de estudos de impacto ambiental e da finalização de projetos, o que não deve acontecer antes da Copa.




Leia mais:
>> Porto Alegre: começo das obras de revitalização dos armazéns do Cais Mauá é adiado
>> Em Porto Alegre, Rua da Praia deverá reencontrar o Guaíba após revitalização da orla
>> Obras no Cais Mauá em Porto Alegre começam em agosto

Tags: Urbanismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.