Além da paisagem para ser deslumbrada, a arquiteta Débora Aguiar destaca no Sky Lounge, ambiente de sua autoria na Mostra Black 2013, o seu conhecimento em artes, propondo uma exposição dentro da própria mostra. Livros raros também são protagonistas no espaço moderno e cosmopolita de 100m².
Dentre os artistas selecionados, estão León Ferrari, com a escultura 1978, exposta na Bienal; Geraldo Barros, com as obras H7 e H1, premiadas na Bienal de Veneza e na mostra alemã Documenta de Kassel; e também esculturas de Cássio Lázaro, Ana Holck, Alfredo Ceschiatti, Victor Brecheret, Ernesto De Fiori, Bruno Giorgi, Sonia Ebling. Além disso, a arquiteta também apresenta obras chinesas da Dinastia Ming e uma coleção de vasos Gallé, muranos, opalines. Fizemos uma criteriosa curadoria de obras que partem do expressionismo e vão ao concretismo, em quadros, esculturas e gravuras, além de fotografias, explica a arquiteta.
O espaço, contemporâneo e atemporal, idealizado para um colecionador também é multifuncional e teve uma seleção criteriosa de materiais de acabamento e iluminação, além de soluções de alta tecnologia em automação. Inicialmente, a paisagem foi o ponto de partida do projeto. Porém, as coleções de arte foram se tornando protagonistas do conceito, além do design dos mobiliários, objetos e da composição dos variados painéis de madeira, aço, couro, limestone e dos jardins, diz Débora.
A gama de tons nude e neutros é contrastada com toques pontuais de cores e texturas variadas. A área destinada à leitura possui iluminações indireta e direta que valorizam os objetos de arte e, ao mesmo tempo, deixam o ambiente mais intimista. Já no living, nichos em acrílico evidenciam a coleção de arte mais preciosa do colecionador, com paredes realçadas por jardins e painéis de couro, com desenho exclusivo criado para o espaço.
A Mostra Black 2013 será realizada até 9 de julho, no W Torre Plaza, em São Paulo.
Leia mais:
>> Objetos de coleções dão originalidade à decoração da casa