30/03/2007

Opção pelo usado permite mudar-se já

Fonte: Jornal da Tarde

Em vez de esperar, em média, dois anos para a construção de um imóvel novo, quem opta por usados têm a vantagem de poder mudar-se imediatamente. No caso de casa é ainda mais comum, já que a maioria disponível para venda no mercado imobiliário não é ‘zero quilômetro’.

Checar a integridade da construção é imprescindível. Mas, o comprador tem ainda de consultar alguns órgãos públicos para garantir a concretização de um bom negócio.

Para certificar-se que o vendedor do imóvel não tem problemas com antigos funcionários e que o bem não tenha sido dado como garantia, é preciso solicitar uma certidão de isenção do proprietário do imóvel na Justiça do Trabalho. Também é preciso pedir à Receita Federal uma certidão negativa de dívida ativa da União.

Na Prefeitura, o comprador deve requerer a certidão negativa de tributos municipais do imóvel, para ter certeza que tudo está em ordem. Também é preciso exigir as certidões de isenção de títulos protestados, no Cartório de Protestos, e de isenção de processos federais na Justiça Federal.

Com todos esses documentos em mãos e livres de protestos, o negócio pode então ser fechado.

Leia também

Nada como o espaço de uma casa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.