O arquiteto Jaime Lerner, um dos mais reconhecidos urbanistas do Brasil, foi contratado pela prefeitura de Porto Alegre para desenvolver uma proposta de revitalização unificada para os 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e o Arroio Cavalhada, na altura do Iate Clube Guaíba.
Segundo a administração da capital gaúcha, essa é a primeira vez na história da cidade que a extensão da Orla do Guaíba receberá investimento público para transformar a beira do lago em espaço completo de lazer.
O contrato entre o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e Jaime Lerner foi assinado na manhã da última sexta-feira, dia 16 de dezembro, no Paço Municipal. De acordo com Fortunati, a motivação do projeto é oferecer infraestrutura qualificada para promover o reencontro dos moradores com o Guaíba.
“A beira do rio é um espaço precioso do qual os cidadãos merecem desfrutar, em segurança, com opções diversificadas para lazer e prática esportiva, afirmou José Fortunati, explicando que o conceito prevê unidade nas instalações ao longo de toda a orla.
O escritório de Lerner será responsável por desenvolver o plano conceitual para o Parque Urbano da Orla do Guaíba e também os projetos executivos de arquitetura e paisagismo da primeira etapa de execução, que compreende o trecho entre a Usina do Gasômetro e a primeira curva da avenida Beira Rio, sentido centro-bairro.
A proposta da prefeitura de Porto Alegre para os 56,7 hectares de área a ser revitalizada ao longo de 5,9 km de extensão inclui terminal turístico para barcos de passeio, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, instalação de bancos e quiosques, entre outras inovações a serem criadas pelos projetistas.
Jaime Lerner, por sua vez, disse que a revitalização da orla, integrada ao projeto do Cais Mauá, dará nova concepção ao Lago Guaíba e à relação dos moradores com o espaço. “A revitalização promoverá integração da área do Guaíba com o Centro da cidade, com o cotidiano do porto-alegrense, avaliou ele, afirmando que a sua equipe atuará de forma integrada com os técnicos do município, no trabalho pautado pelo respeito às aspectos ambientais.
As obras têm início previsto para o primeiro semestre de 2012, após licitação para contratar a execução. O projeto será desenvolvido em etapas, começando pelo trecho entre a Usina e a primeira curva da avenida Beira Rio, sentido centro-bairro. O investimento será custeado por recursos próprios do município.
Leia mais:
>> Cidade de Porto Alegre é museu arquitetônico a céu aberto
>> Veja ofertas de apartamentos em Porto Alegre
>> Veja ofertas de casas em Porto Alegre