Em 2009, os baixinhos vão estar com tudo. Pelo menos, no ramo da construção civil. Depois do boom de prédios altos com dezenas de unidades espalhadas em blocos, a tendência agora é de edifícios menores, com até cinco pavimentos.
Em Campo Grande, a Even optou pelo modelo para seguir as características da região, onde há grande concentração de casas. A empresa vai lançar, nas próximas semanas, um empreendimento desse tipo, com quatro andares, incluindo térreo e cobertura, num total de 176 unidades.
A vantagem é que, para quem gosta de casa, os custos de manutenção são menores, além de lazer e segurança garantidos disse o gerente geral da Even, Cláudio Hermolin.
A construtora Enes também vai lançar, ainda este mês, o Premium Tijuca, que terá apenas quatro andares e 32 unidades.
Em bairros bucólicos e residenciais, os prédios baixos são um charme a mais. Além disso, proporcionam um convívio melhor com os vizinhos disse o diretor da empresa Leonardo Enes.
Até a Zona Sul está recebendo baixinhos, entre tantos gigantes. A Concal ergueu recentemente no Leblon o Résidences Belle Vue, com três andares e 20 unidades.
Quem sempre morou em casa se identifica com o projeto. Apesar de ser um prédio, os moradores não precisarão de elevador, pois a garagem ficará no nível de cada apartamento – afirmou Sergio Caldas, arquiteto da construtora.