16/03/2010

P: Entenda o mercado imobiliário

P: Entenda o mercado imobiliário

Fonte: Revista do ZAP

Confira o significado de palavras usadas em contratos e ofertas e conheça seus direitos

As famosas letras miúdas dão trabalho, geralmente, por dois motivos. Não apenas por serem miúdas, mas também por serem complicadas. Não é vergonha perguntar para seu corretor de imóveis ou administradora imobiliária o que exatamente cada termo significa.

Para ajudar a resolver o problema o Pense Imóveis  preparou um glossário especial

P

Padrões urbanísticos
São representações quantitativas da ordenação do espaço urbano no que concerne ao regime urbanístico e aos equipamentos urbanos estabelecidos, com vistas ao adequado relacionamento das edificações com o local onde se encontram.

Paisagem urbana
É o conjunto dos elementos, edificados ou não, resultantes da aplicação das regulamentações e das sucessivas transformações ao longo do tempo, que definem o caráter de um local dentro de uma cidade.

Paisagismo
Arte e técnica de planejar e organizar a paisagem, com plantas e outros recursos, como
complemento da arquitetura.

Patrimônio ambiental
Abrange tanto o meio natural, como qualquer manifestação material ou imaterial que seja representativa do homem e da cultura.

Patrimônio cultural
É o conjunto de bens imóveis de valor significativo (prédios ,praças, parques, ambiências, sítios e paisagens) , e manifestações culturais que conferem identidade a estes espaços.

Patrimônio natural
É o conjunto de elementos da paisagem natural do sítio de um município, englobando a flora e a fauna, cuja preservação é imprescindível pelo seu significado para a identidade do mesmo.

Pé-direito
Altura livre de um ambiente, medida do piso ao teto. O pé-direito padrão varia de 2,5 m a 2,9 m.

Pé-direito duplo
Altura de um ambiente, medida do piso ao teto, com o dobro da medida de um pé-direito padrão.

Porcelanato
Produto cerâmico super-resistente e de porosidade muito baixa usado para pisos. Suporta melhor o tráfego intenso do que a cerâmica tradicional. É mais forte que muitas pedras quanto à resistência ao desgaste e às manchas.

Poupança-Condomínio
Conta bancária que tem como objetivo a criação de um fundo de reserva do condomínio. É uma conta especial, com prazo mínimo de um ano, renovável por iguais períodos de tempo. Pode ser mobilizada para realização de obras de conservação ordinária, conservação extraordinária e de beneficiação das partes comuns dos prédios em regime de propriedade horizontal.

Projeto
Plano para realizar certo ato, planejamento. Representação gráfica e escrita contendo orçamento da construção de um prédio, de uma estrada, etc., Plano geral reunindo plantas, cortes, elevações e detalhamento de cada uma das áreas de atuação na construção (arquitetura, elétrica, hidráulica, paisagismo, etc.). Planta de uma edificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.