20/10/2008

Pacote de estímulo à construção civil pode ser anunciado na próxima semana

Fonte: Globo online

Ministro Guido Mantega mostrou-se preocupado com a possibilidade de a crise financeira ser mais longa do que o esperado

Um pacote de medidas de estímulo à construção civil pode ser anunciado na próxima semana, caso haja falta de recursos para o setor, informou o ministro Guido Mantega, na quinta-feira. Preocupado com a possibilidade de a crise financeira global ser mais longa do que o esperado, o governo está começando a olhar com mais cuidado as condições de crédito para a construção civil.

– Para este ano não há problema na construção civil, pelo contrário. Existe alguma preocupação para o ano que vem, e nós já estamos pensando em medidas, que deverão ser anunciadas na próxima semana – disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega em entrevista à GloboNews TV .

Além de medidas de crédito, deve ser acelerado o plano especial que o governo está preparando para o setor, mostra reportagem do Globo. Previsto anteriormente para meados de 2009, a proposta que está sendo elaborada previa modernização das cadeias produtivas, melhoria das habitações e aperfeiçoamento da mão-de-obra. Uma eventual desoneração de algumas etapas do setor também seria um opção.

O governo acredita que a construção civil gera o “bom crescimento econômico”, com alta absorção de trabalhadores, desenvolvimento local e pouca importação, como ocorreu em países como Espanha e Irlanda.

Na entrevista á GloboNews, o ministro Mantega disse ainda que o governo poderá destinar mais recursos à agricultura, caso seja necessário. Recentemente, aprovou mais R$ 5,5 bilhões.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.