24/02/2012

Paisagismo da Praça da Alfândega, em Porto Alegre, deve ser finalizado em junho de 2012

Paisagismo da Praça da Alfândega, em Porto Alegre, deve ser finalizado em junho de 2012

Fonte: Revista do ZAP

Projeto tem como referência o paisagismo original da praça, do início do século passado, e prevê a utilização de 17 espécies de plantas ornamentais

A recuperação paisagística da Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre, deve começar em março de 2012, com previsão de conclusão dos trabalhos para junho do mesmo ano, segundo a prefeitura da capital gaúcha. A recuperação paisagística do local tem como referência o paisagismo original da praça, do início do século passado, e prevê a utilização de 17 espécies de plantas ornamentais com a cobertura de todos os jardins.

Divulgação
















Vista da Praça da Alfândega em outubro de 2011


Nos canteiros que ficam em frente ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), serão utilizadas bordaduras nos canteiros (uma espécie de cerca viva), com o uso do Buxus (ou Buxinho), um arbusto muito utilizado para a topiária (arte de podar plantas em formas ornamentais).


Divulgação

Imagens do projeto de paisagismo


Na parte de baixo da praça, será utilizada vegetação de cor prateada, para dar outra tonalidade aos jardins. Quatro canteiros com maciços de flores coloridas serão criados para dar uma ideia de mudança de estações. O colorido de azaléias dará o toque final.

Nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) de Porto Alegre anunciou que o projeto será executado pela empresa Jardins da Aldeia Comércio de Plantas Ltda.

A proposta para Implantação do Projeto de Ajardinamento da Praça da Alfândega foi resultante da  Tomada de Preços 03/2011. “A proposta apresentada pela empresa Jardins da Aldeia Comércio de Plantas Ltda foi de R$ 244.151, 40 e o prazo para execução é de 60 dias, a partir da assinatura da Ordem de Início, ainda a ser efetivada”, explica o secretário-adjunto da Smam, André Carús.

Em agosto de 2011, a Smam abriu processo licitatório para implantação do Projeto de Ajardinamento da Praça. No mês de outubro do mesmo ano, a licitação foi revogada, pois não houve licitantes interessados. Em dezembro de 2011, foi aberto novo processo licitatório (Edital de Tomada de Preços nº 03/2011 – Processo Administrativo nº 001.035757.11.6). A documentação e as propostas foram recebidas até 25 de janeiro de 2012.

Leia mais:
>> Conheça plantas que ajudam a proteger o lar
>> Paisagismo em entrada de túnel de Porto Alegre é inspirado em jardins de palácio
>> Paisagismo usa espécies resistentes de árvores em novas propostas
>>  Paisagismo harmonioso: objetos reciclados são estrelas de projeto

Tags: Urbanismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.