Ter uma área externa em casa é um privilégio muitas vezes subaproveitado. Com a justificativa de que o paisagismo é caro e que a manutenção exige dedicação, os jardins, muitas vezes, são relegados a depósitos ou zonas de passagem.
Transformados, porém, podem virar um relaxante ponto de encontro familiar. Há uma série de soluções econômica e simples de manter que podem transformar qualquer canto aberto, mesmo pequeno, em agradável área verde de convívio.
Pallets são um exemplo disso. De baixo custo e reutilizáveis, as peças feitas para transportar mercadorias, viram bancos, cachepôs, revestimentos de parede e floreiras.
A paisagista Helena Montevecchio montou, junto com Rafael de Castro e Jussara de Siqueira, uma bancada de pallets para a horta e também para fechamento do muro lateral no Jardim do Gourmet na Expoflora, mostra de paisagismo ocorrida em São Paulo.
“É um material de custo muito baixo. O conceito é que, independente do espaço, crie-se um jardim agradável, onde se possa desfrutar de momentos de tranquilidade”, diz Helena.
Para a paisagista Paula Godoy, os pallets resolveram um problema no seu ambiente da Expoflora: os pilares de ferro de sustentação do toldo, centralizados no espaço. Nas floreiras de pallets, madeira de suporte para cargas, Paula optou por pendentes como samambaia-prata, brinco-de-princesa e columeia (abaixo).
“Coloquei quatro ripas de madeiras longilíneas ao redor dos pilares e revesti esse conjunto com sarrafos de pallets, de modo a criar uma coluna para encaixar os vasos”, explica a autora.
Já no Jardim do Vinho, a partir da temática da bebida, obra de Danilo Torres e Mayra Guarnieri, uma faixa de 7cm de profundidade revestida com feltro tem como acabamento centenas de rolhas de cortiça (abaixo). Em vez de decorar o bar, dentro de vidros, centenas de rolhas substituem pedriscos no contorno do deque de madeira do ambiente Jardim do Vinho.
“Queríamos reutilizar as rolhas de uma maneira incomum. De longe, pareciam pedriscos, num efeito inusitado que os visitantes demoravam a identificar”, relembra Mayra.
Leia mais:
>> Paisagismo em casas de veraneio no litoral gaúcho redefine fachadas e entornos
>> Jardim no litoral paulista tira partido do terreno acidentado com projeto charmoso