24/03/2012

Paisagismo: saiba como cuidar das plantas e jardins durante o outono

Paisagismo: saiba como cuidar das plantas e jardins durante o outono

Fonte: Revista do ZAP

Mudança ou plantio nesta época, final de março, até uma ou duas semanas antes do final do outono garantem que a espécie se desenvolva antes que entre em estado de dormência

Dois cuidados básicos com as plantas são bem-vindos durante o outono: rega efetiva e adubação. Como mostra matéria do caderno Casa&Cia, essas providências deixam o jardim e as plantas de interiores preparadas para o inverno, época em que as espécies em geral entram em estado de dormência.

Divulgação 
















O primeiro passo é escolher um adubo. A arquiteta especializada em paisagismo e arquitetura externa Daniela Sedo recomenda, pela praticidade, a compra de adubos que servem para todos os tipos de plantas. Os compostos por matéria orgânica, por exemplo, servem tanto para o uso em jardins quanto para alimentar plantas em vasos.

Para funcionar, o adubo precisa penetrar na terra. Daniela ensina como aplicá-lo: espalhe uma mão cheia direto na terra do vaso ou de uma muda jardim (isso considerando uma planta de até 80 centímetros de altura). Se a espécie for frutífera, será necessária uma maior quantidade de adubo. Também é preciso mexer bem a terra, pois é importante que o solo esteja fofo.

Mudança ou plantio nesta época, final de março, até uma ou duas semanas antes do final do outono, garantem que a espécie se desenvolva antes que entre em estado de dormência. São poucas as plantas que florescem no inverno. Em sua maioria, elas não florescem nem ganham folhas novas.

Na estação do frio, não é indicado mexer nas espécies tropicais, como helicônias, porque elas demorariam uns seis meses para voltar a se desenvolver. Plantas de clima frio, tipo cycas (nos vasos no alto) e podocarpos, podem ser plantadas, já que não sentem o clima como as tropicais.

Para saber mais sobre os cuidados básicos com as plantas durante o outono, leia a edição digital do caderno Casa&Cia do jornal Zero Hora.


Leia mais:
>> Paisagismo harmonioso: objetos reciclados são estrelas de projeto
>> Jardim explora conceitos de paisagismo e cria ambiente com flora diversificada
>> Saiba qual fertilizante usar para suas plantas
>> Veja as plantas indicadas para apartamentos
>> Não tem espaço? Jardim vertical é uma opção

Tags: paisagismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.