15/02/2016

Papel de parede ou pintura?

Confira as vantagens e desvantagens de cada tipo de acabamento

Fonte: ZAP em Casa

Uma das dúvidas na hora da reforma é se vale a pena investir em uma nova pintura na casa ou se é a hora de apostar nas estampas e cores modernas dos papeis de parede.

+ Cabides podem ganhar vida nova com customização

+  Utilize o cupom ARKZAP e ganhe 10% de desconto em projetos de interiores na ArkDek

Segundo a arquiteta de interiores Lidia Yamana, de São Paulo, a segunda opção atualmente vem ganhando mais adeptos. “O papel de parede é rápido de instalar e tem muitas opções no mercado. É um coringa para decorações, dá uma levantada no ambiente”, afirma.

Por outro lado, as opções preferidas geralmente são importadas, aumentando o custo do serviço. “Há também o problema de remover o papel de parede, o que necessita de produtos e ferramentas específicas”, diz.

papel_de_parede_decoracao
O papel de parede pode dar um “up” na decoração de qualquer ambiente. (Foto: Reprodução/Pinterest)

Já a grande vantagem da pintura é mesmo o custo baixo. “Há também a possibilidade de aplicar texturas, o que aumenta as opções na hora de compor o ambiente”, diz a arquiteta. A desvantagem: a sujeira pede uma nova pintura em cerca de cinco anos. “É preciso também aplicar a massa corretamente, pois qualquer imperfeição na parede fica evidente após a tinta”, diz.

Para quem ainda tem dúvidas, é possível também combinar as duas opções. O uso de tinta epóxi é indicado para as áreas baixas (da metade da parede para baixo) principalmente na cozinha, por exemplo, permitindo lavar o chão sem risco de prejudicar a cor. “Nesse caso, usa-se o papel de parede na parte de cima”, afirma Lidia.

papel_de_parede_textura
A combinação de papel com outras texturas, como madeira ou mesmo a pintura, é uma boa opção. (Foto: Reprodução/ Pinterest)

 

+ Pintura – Faça você mesmo o efeito quadrado na sua parede

+ Pintura valoriza imóvel na hora da venda. Veja por onde começar

+ Veja dicas para transformar azulejos velhos com pintura ou adesivos

+ Confira dicas para não errar na pintura das paredes da casa

+ Transforme sua geladeira com adesivos ou pintura

+ Veja como remover o papel de parede

+ Saiba como comprar e aplicar papel de parede sem erro

+ Use as sobras do papel de parede em lugares inusitados

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

16 Comentários

  1. Bom dia!Hoje os papeis de parede evoluiram muito e tenho explorado muito o segmento com papeis vinilicos e texturizados, com estampas exclusivas;e que podem ser instalados em areas umidas como banheiros, e sao de facil remocao; ou podemos ate aplicar outro por cima quando cansar da estampa. Tenho materias expostos em casacor e campinasdecor. Se toparem uma reportagem têm meu email.obrigado. Thiago.

  2. Eu moro nos Estados Unidos. Minha casa sao 3 andares. No primeiro andar coloquei papel de parade por ser um ambiente pequeno com tons pasteis (flores beges com fundo caramelo). E um charme. Adorrei!!!!Eu amo ambientes todos brancos nao mais ou menos brancos. Adoro moveis leves e paredes brancas por completo e usar bastante cor nos apetrechos. Acho que o branco dar ar de leveza, claridades e aumento de ambiente. Adoro cozinhas brancas acho q coisa mais linnnnnnnda! Ja tive quando morei no Rio e sinto a maior falta pois as casas aqui as conzinhas sao madeiras escuras macicas e nao faz meu estilo.O que acha do meu gosto? Tem alguma dica para minha nova casa que devera serem ?????????Sao uma pessoa que canso muito rapido de muita informacao. Me deixsa meio depressiva. Tem a ver????Adoro papel de parede !!!!!!!!!!!!!!!!!TEm cada uma linda nao e mesmo!!!!!!!Aquardo uma resposta sjua.

  3. Estou construindo e tenho dúvidas entre papel de parede e pintura. Gostaria de receber informações sobre este e demais assuntos relativos a acabamentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.