03/09/2015

Paredes de isopor são usadas em construção de casas. Saiba mais

O material é pouco conhecido no país, mas é usado nos EUA e em países europeus devido à resistência

Fonte: 100 Pepinos*

Material tem sido usado em casas nos EUA e em países europeus, mas é pouco conhecido no Brasil

Um dos grandes desafios de usar um produto novo na construção,  como o isopor,  é que as  pessoas ainda desconfiam das novas tecnologias. Logo surgem várias dúvidas: será que o material é resistente? E aguenta chuva? Dá para colocar aquele azulejo lindo que eu queria? Será mesmo que a casa vai ficar firme?

paredes de isopor
Os painéis de isopor vão prontos para a obra e o pedreiro encaixa um nos outros (Foto: Shutterstock)

+ Veja 10 dicas para transformar o seu quintal

+ Confira 18 dicas de decoração de varandas

É comum vermos lajes com isopor, mas existe um sistema construtivo em que as paredes são feitas desse material. Ele é muito utilizado nos Estados Unidos e também em países europeus por serem resistentes a terremotos e furacões. No entanto, a parede de isopor é pouco conhecida no Brasil.

 

O que é

O poliestireno expandido (EPS), o popular isopor, é um material muito leve, fácil de transportar e também isolante. O sistema construtivo com isopor utiliza painéis compostos por duas grelhas aramadas recheadas com chapas de isopor (EPS) para substituir  as paredes de tijolos tradicionais.

As paredes em EPS são autoportantes e possuem espessura reduzida em relação ao sistema de alvenaria.

O  sistema exige  menos vigas e pilares de sustentação, por causa da leveza dos painéis. Isso gera economia de formas de madeira, escoramento de vigas, ferro e cimento.

Entre as vantagens, estão, ainda, leveza, facilidade e rapidez de execução, redução dos desperdícios e, bom isolamento térmico e acústico, já que o  material é isolante.

Casa construída com isopor. O material é resistente, de acordo com especialistas (Foto: Shutterstock)
Casa construída com isopor. O material é resistente, de acordo com especialistas (Foto: Shutterstock)

A obra fica mais barata. Como o material é leve, ele  diminui o peso da fundação da obra e da estrutura. Quando utilizado na laje, o material reduz o consumo de concreto e reduz o peso, já que ele preenche espaços que seriam ocupados pelo concreto.

Ele é vendido em painéis sob medida. Com o projeto da casa feito pelo  arquiteto, as empresas que  fornecem o sistema calculam o número de painéis e demarcam os vãos de portas e janelas.

Material é vendido sob medida (Foto: Shutterstock)
Material é vendido sob medida (Foto: Shutterstock)

Como utilizar

Os painéis vão prontos para a obra. O pedreiro só deve encaixá-los um nos outros, montando o quebra-cabeça em cima da marcação de obra (planta demarcada no chão). É bem rápido, mas é preciso tomar cuidado para manter o alinhamento.

As tubulações de hidráulica e elétrica são instaladas nos vãos originados do derretimento do isopor (EPS). O acabamento da parede é feito com um jato  de argamassa dos dois lados com a ajuda de uma máquina.

Após aplicação de argamassa, o frágil isopor, já se transformou em uma parede sólida (isopor+grelhas+argamassa), com uma resistência 30% maior que a dos tijolos que costumamos usar, segundo os fabricantes.

Mão de obra especializada

Não é qualquer pedreiro que sabe instalar, e precisa de cuidado e precisão. Mas as empresas que fornecem o material indicam mão-de-obra especializada: empreiteiros e construtoras de médio e grande porte. E não é necessária uma equipe tão grande para a instalação.

E não pega fogo?

O isopor (EPS) é um plástico derivado do petróleo. Mas, o material utilizado no sistema construtivo é um tipo que não gera combustão. Assim é seguro para construir sua casa.

 

* site parceiro do ZAP  (www.100pepinos.com.br)

 

+ Fechamento de varanda deve ser feito com vidro solar

+ Saiba como montar uma caixa de ferramentas

+ Saiba como envernizar madeiras de móveis e pisos

+ Aprenda a conservar seus móveis de madeira com dicas simples

+ Madeira plástica é ideal para locais abertos. Saiba mais

+ Entenda como funciona o lençol térmico

+ Veja as vantagens de usar gesso na decoração

+ Pastilhas na decoração: Veja 5 dicas de como usar

+ Azulejos: trocar, aplicar novos sobre antigos ou pintar?

+ Saiba quais os pisos ideais para sua garagem

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

25 Comentários

  1. Gostaria de saber se tem no mercado produtos para acabar com umidade das paredes do quintal,pois ja usei os mais comuns,vedacite e vedapren e não adiantou!!

  2. Saudações a todos.Meu nome é Amauri e estou procurando por aplicação de spray de isopor, tipo aqueles de latinha, porem em grande quantidade, seria um jato forte e em grande quantidade. Voces conhecem se ha alguma empresa que faz isso no Brasil?Desde já agradeço.

  3. E quanto a instalação de armários de cozinha? Qual o peso suportado pelo eps? Como é feita a fixação?

  4. Olá, Edmilson! Essa é uma matéria informativa para te ajudar na hora de decorar ou reformar a sua casa. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  5. Olá .Gostaria de saber o preço do mt² das paredes de isopor , e as medidas das placas.Obrigado !

  6. Olá, Luiz! Tudo bem? Somos um portal de imóveis online. Anunciamos imóveis para compra, venda, locação e temporada. Caso queira conhecer o nosso serviço, pedimos que acesse: www.zapimoveis.com.br.  Estamos à disposição caso necessite de alguma outra informação. 😉

  7. Olá! Quais foram os especialistas consultados para escrever esse artigo e qual o nome do autor?
    Estou fazendo um trabalho de conclusão de curso relacionado ao assunto e preciso dessa informação.
    Desde já, obrigada!

  8. Sou Técnico em Edificação, e achei muito interessante esse projeto gostaria de mais informação sobre o assunto

  9. Olá, Carlos! Que bom que gostou! Essa é uma matéria informativa sobre essa tecnologia. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  10. Olá, Gostaria de saber se o uso dessa técnica é recomendável na região metropolitana de salvador-ba, pois aqui é muito quente o ano inteiro e fora umidade excessiva pela proximidade com o mar. Ha algum inconveniente? Pode sobrepor andar na construção?
    Como posso obter um orçamento?
    Tenho conhecimento que em Brasilia essa técnica tem sido empregada e o valor cai bastante em relação a construção convencional (tijolos), é verdade?
    Agradeço

  11. Olá, Leusa! Como está? Essa é uma matéria informativa sobre a tecnologia de isopor. Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

  12. estou com projeto de construir com isopor mais nao esta facil compra estas pracas queria uma ajuda sou de aracatuba

  13. Olá, Jorge! Tudo bom? Para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

  14. Boa tarde?como comprar estas placas? eu gostaria que elas focem interiças,de 3 metros de largura e 2 e meio de altura que focem de uma espessura de um tijolo,preciso de 2 de três metros e duas de quatro e sessenta,como comprar?

  15. Olá, Regina! Como está?! Essa é uma matéria informativa sobre essa tecnologia. Para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. ????

  16. Bom dia Leusa,

    O EPS comum já suporta 3 andares (a grosso modo, depende do projeto!, foi só pra te dar uma ideia da resistência do material), já tem no mercado o PIR, que também é “isopor”, porém possui um composto mais resistente à altas temperaturas e cargas elevadas, ideal para grandes construções. O EPS em outros países representam 40% da tecnologia construtiva em edificações, aqui no Brasil, apesar de já ter se passado 10 anos da chegada desse material, ainda é ínfimo a participação do EPS, ficando basicamente no uso em lajes nervuradas ou pré-moldadas. Os painéis autoportantes agregam bastante à construção, artigos como este do zap e buscas pela internet, facilitam a propagação desse material inovador e que cada vez mais vem ganhando espaço em nosso território.

    O EPS suporta variações de temperaturas de -50° à +80° Celsius, o PIR (que é um composto “turbinado”) suporta altas temperaturas!! e ainda foi melhor que o conhecido tijolo no quesito antichamas.. Pode ficar tranquila quanto à resistência ao calor e à sobrecarga. Logicamente, só construa com auxílio de profissionais, dê preferências à Engenheiros e não terás dores de cabeça 😉

    Qualquer dúvida estarei à disposição, sou Eng Civil formado pelo Federal de Brasília. diogo.canongia@gmail.com.

  17. oi boa noite gostaria de uma ajuda moro em casa que tem um muro dividindo a minha casa da do vizinho minha casa fica nos fundo e a outra fica na frente que tem um muro em forma de L como o vizinho da frente levantou uma varanda em cima da casa dele tirou toda a privacidade da frente da minha casa , então eu gostaria de levantar mais esse muro em L com um material mais leve você acha se usar esse material de isopor vai resolver o meu problema. Aguardo a sua orientação muito ansiosa. Obrigada.

  18. Olá, Ismalia! Tudo bom? Sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

  19. boa tarde trabalho na area da construção civil ,mas comprei uma casa no segundo andar so no tijolo e com laje e pretendo fazer terceiro andar ,mas a pessoa que construiu o primeiro andar ja faleceu e não tenho como saber base da casa ,como pretendo fazer telhado não colocar laje , ai me interessei em fazer as paredes com material mas leve possivel ,o espaço que tenho 3,00 largura x 18m comprimento
    como vivo rio de janeiro ,e temos muito sol e chuva .precisava saber custo e dificuldade e facilidade ,tambem sobre pintura e revestimento e manutenção pois usaria numa altura de acima de 7,00 metros de altura .

  20. Olá, Waldick.

    Para o seu caso, recomendamos que você entre em contato com um profissional da área. Ele poderá te auxiliar com propriedade no que você está precisando.

    Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.