18/04/2019

Veja como uma decoração adequada pode evitar perrengues no almoço de Páscoa

Planejamento e uma boa visão de espaço são as primeiras dicas

Fonte: ZAP em Casa

Receber convidados em casa nem sempre é uma tarefa fácil. Apesar de divertido e válido para manter boas relações, ser anfitrião costuma demandar muito preparo, o que pode ser cansativo, caso não seja feito um planejamento inicial.

Em datas comemorativas isso se intensifica, já que sempre fica aquela vontade de expandir o planejamento, investir em uma boa decoração temática e impressionar os convidados com a riqueza dos ornamentos utilizados.

Aprenda a receber bem os amigos para beber em casa

páscoa
Com a Páscoa se aproximando, é comum ficarmos ansiosos para receber familiares (Foto: Shutterstock)

Com data para acontecer no próximo domingo (21), a Páscoa é uma das datas comemorativas mais tradicionais. É quando damos andamento ao espírito de celebração que começa na Sexta-Feira Santa e nos reunimos com os amigos e familiares para a realização de um bom almoço.

No entanto, fica a dúvida: existe uma decoração específica a ser utilizada na Páscoa? Sim, mas não da forma que você provavelmente está pensando. Engana-se quem imagina que quando falamos de decoração de Páscoa nos referimos a adereços em formatos de coelhos e ovos de chocolate. O verdadeiro espírito da data tem a ver com estar junto daqueles que gostamos.

Regras de etiquetas para receber convidados em casa sem errar

Para receber convidados

páscoa
O principal elemento da páscoa é reunir-se com a família e amigos (Foto: Shutterstock)

A Páscoa é um momento para receber a família, e a decoração deve levar em conta esse aspecto antes de qualquer outra coisa. É válido, portanto, se planejar de acordo com quantas pessoas comparecerão e de que forma elas serão acomodadas nos ambientes da casa.

Para que tudo dê certo, o imóvel precisa ser convidativo, o que pode ser resolvido com uma iluminação adequada. As luminárias de piso são perfeitas para esses momentos, já que, além de criarem um clima convidativo quando estão acesas à meia luz, podemos trocá-las de lugar caso seja preciso iluminar um ponto específico”, explica a designer de interiores Daiane Antinolfi.

Receber pessoas também prevê uma grande movimentação entre os cômodos da casa, algo com potencial para se transformar em um problema, caso não haja uma mobília correta para a ocasião. “É interessante ter em casa um mobiliário que não seja fixo, como pufes e sofás, pois assim colocá-los em outras áreas para servir como assentos extras, assim como a chapelaria, que pode ser substituída por um dos cômodos ou mesmo na área de serviço”, continua Daiane.

Saiba como adaptar apartamento de solteiro para festas

Na hora de comer

páscoa
Planejar o momento da refeição é muito importante para evitar problemas (Foto: Shutterstock)

Receber amigos e familiares em um domingo de Páscoa sem um almoço, ou até mesmo um jantar, é quebrar toda uma tradição. Contudo, ficar responsável por uma tarefa tão complexa pode gerar muitos problemas, por isso é importante se atentar a todos os detalhes, sobretudo aos que dizem respeito à organização.

A arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório Cristiane Schiavoni Arquiteta e Interiores, alerta para um problema muito comum a refeições em família: a falta de lugares na mesa. Para evitar problemas do tipo, é sempre válido se programar de acordo com a quantidade de convidados que estarão presentes, o que pode modificar o planejamento de forma considerável.

“É preciso pensar no número de convidados e no layout para melhor recebê-los e fazer a integração entre todas as pessoas. Separar, nem pensar”, conta. Para isso, a arquiteta recomenda o uso da mesa de jantar como um aparador, de modo que os convidados se sintam a vontade para se servir: “Além de deixar o ambiente com uma ótima circulação, é uma
alternativa para lidar com a falta de espaço, já que os convidados ficam livres para se servirem”, conclui.

Saiba como deixar sua cozinha pronta para receber amigos

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o ZAP em Casa e fique por dentro de assuntos como este e muitos outros. Boa Páscoa!

Decoração em casas de condomínio deve prever integração e aconchego

Veja como renovar sua cozinha gastando muito pouco:

+Aprenda a escolher o revestimento certo para estofado

+Vai decorar o primeiro apartamento? Nós ajudamos!

+Conheça 7 ideias de decoração com fita de LED

+Veja 18 truques de decoração para apartamentos de até 60 m²

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.